terça-feira, julho 24, 2007

Programa das Festividades do Municipio de Santa Cruz em Portugal

Caros Santacruzes residentes em Portugal.

A comissão instaladora da Associação dos Amigos de Santa Santa Cruz em Portugal e da Associação de Moradores de Alto dos Baronhos organiza a festa do Municipio de Santa Cruz em Portugal cujo program de actividades encontra-se em baixo





Feliz Festa a todos

Mário Sanches



domingo, julho 22, 2007

25 Julho – Festa Nhô Santiago Maior – Santa Cruz

25 de Julho dia do Município de Santa Cruz , um dia dedicado a todos os Santa-cruzenses, pelos seus esforços, dedicação e amor ao concelho do qual fazem parte.

A época festiva tem o início sempre nos meados do mês de Julho, com a organização da câmara Municipal do concelho, com responsabilidade de organizar eventos, programas considerados aliciantes, para celebrar da melhor forma a época festiva em honra ao Padroeiro “Nhô Santiago”.

Devido a uma boa organização e programas aliciantes, santa cruz durante esses dias festas é um dos concelhos mais visitados de cabo verde, atrai milhares de pessoas de todo o “canto” de cabo verde, também atrai imigrantes cabo-verdianos de todas as partes de mundo, isto é, 25 de Julho – festa de Nhô Santiago, relata a grandeza do concelho Santa Cruz, a Grandeza dos Santa-cruzenses como uma Nação unida, acolhedora e com espírito de paz.

Reza da historia Sagrada que São Tiago foi um dos três apóstolos mais próximos de Jesus Cristo. Segundo o Novo Testamento, ele era filho de Zebedeu e Salomé, irmão de apóstolo São João Evangelista, por isso o dia 25 de Julho é celebrado uma Missa solene em honra ao “Nhô Santiago”, atraindo milhares de fiéis de todo o lado.

Um dos programas mais aliciantes, organizados pela câmara de santa cruz, que atrai milhares de pessoas ao concelho de Santa Cruz para a comemoração da festa Nhô Santiago é o festival da Praia Areia Grande, que se estende normalmente por dois dias (sexta e sábado), onde mais de uma dezena de artistas e conjuntos, residentes e da diáspora, vão animar as duas noites de espectáculos. Este ano, o festival da musica tradicional, promovido pelo município de Santa Cruz, em homenagem ao histórico conjunto Bulimundo. “Um dos maiores e o Melhor cartaz do verão”, cumprindo o feito de levar às terras da bananeira os “forasteiros” de todos os cantos de Santiago e de Cabo Verde, como é habito este evento atrai milhares de pessoas, de todo o canto, como todos nós já sabemos o Nhô Santiago Maior é assim.

O Espectáculo deste festival prossegue pela noite dentro com grandes nomes do funaná e do finaçon, como são os casos de Bulimundo (que um dos seus fundadores é o filho de Santa Cruz, o Lendário Kacthás), e dos irmãos Zeca e Zezé de Nha Reinalda, reunindo, assim, no mesmo palco alguns dos melhores intérpretes do género funaná, no chão onde nasceu o que viria a ser o ícone deste género musical do interior de Santiago.

Grandes Dias de Festas, grandes momentos a recordar desde os meados de Julho, prolongando assim até ao dia 25 de Julho, tudo para terminar em grande, depois da celebração da missa solene, o sagrado mistura – se com o profano para culminar numa grande “parodia”, num ambiente fantástico de festa, cheio de alegria, com muita paz, prolongando se pela noite dentro.

Nhô Santiago Abençoe a todos nesses dias de grande euforia


Walter Tavares

sábado, julho 21, 2007

SANTA CRUZ UM CONCELHO EM FESTA

Comemora-se no dia 25 de Julho o dia do Municipio de Santa Cruz e das festas de santao Padroeiro- Nhó Santiago Maior. Numa altura que o concelho se encontra em festa, em particular a vila de Pedra Badejo era importante para mim como filho de Santa Cruz, vir partilhar convosco toda a minha alegria, apesar de estar longe do meu concelho natal, mas também desejar que as festividadades decoram num ambiente de tranquilidade onde todos possam tirar partido dos esforços feitos pelos organizadores.

Das várias actividades que assinalam o dia, de entre as quais a inauguração do Cartório Notarial de Santa Cruz, o lançamento da primeira pedra para a edificação do novo paços do concelho, destaca-se o festival da Praia da areia Grande, onde o grupo Musical Bulimundo é homenageado, contando com duas participações de "peso" da música Caboverdiana- Gil Semedo e Beto Dias, resta aos Municipes contribuirem para que a festa seja rija.

Quero nesta data festiva desejar felicidades aos organizadores do evento e felicitar a todos os Santa-cruzences residentes e não residentes, pois afinal estamos todos de parabens!

PARABENS SANTA CRUZ!


Mário Sanches


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs