segunda-feira, agosto 24, 2009

ELEVAÇÃO DE SANTA CRUZ A CATEGORIA DE CIDADE: DO SONHO A(TÉ) REALIDADE



Como santa-cruzense, é com muito orgulho que soube das notícias que davam conta da possível elevação do Concelho de Santa Cruz a categoria de Cidade, já em 2010. Recentemente, o nosso Concelho celebrou os 38 anos da sua elevação a categoria de Vila. Há quem, no entanto, acredite que será o último ano. Eu também acredito. E sonhar é bom.

O Concelho de Santa Cruz deu nos últimos anos passos significativos rumo ao progresso. Criou e tem criado várias infra-estruturas como escolas, liceus, hospitais, jardins d infância. Mas faltam outras condições de carácter estrutural que permitirá aos santa-cruzenses uma vida mais digna e mais justa, ao mesmo tempo que levará o nome do nosso concelho ao bom porto.
A Vila de Pedra Badejo tem uma taxa de água potável domiciliária superior à média nacional, rede de esgoto e Escola de Formação Profissional. Há ainda um conjunto de infra-estruturas que estão na fase de conclusão e que vão de certa forma legitimar a justificação da tal categoria: são os casos dos Paços do Concelho, Palácio da Justiça, Mercado Centro Comercial, uma nova Câmara Municipal, etc. Tudo isto são importantes, mas não chegam.
É preciso também trabalhar, e muito, na transformação da mentalidade do filhos da terra. Ou seja, motivar as pessoas no sentido de interiorizarem os hábitos e costumes das pessoas citadinas. Para isso é preciso dar formações em várias áreas da educação, cultura, desporto, cidadania, empreendorismo, etc.


Características básicas de uma cidade:
Escolas de ensino pré-primário e 1.o ciclo; Liceus, Jardins Públicos, Parques e Parques infantis; Delegação dos Bombeiros Municipais, Delegação da Segurança Social, Finanças e Impostos, Delegação da secção de água, Igrejas Paroquiais e Capelas, Agências de viagem, Escolas de Condução, Agências Funerárias, Praça de Táxis, Agências Bancárias, Estação dos CTT, Centro de distribuição postal do concelho, Delegação da Empresa de Electricidade, Centros comerciais com inúmeras lojas comerciais de vestuário, calçado, electrodomésticos, móveis, relojoaria e ourivesaria, papelaria, desporto, decoração, Restaurantes, Estação de serviço (bomba de gasolina e gasóleo), Serviço de Transportes Públicos, Hospitais, etc.


O conceito de cidade não é homogéneo, pelo que várias conexões devem ser analisadas e que permitam de certo modo fazer as pessoas entenderem as dinâmicas das cidades, através do comércio, cultura, economia, história, entre outros aspectos de carácter importante num meio citadino. São estes aspectos, que inter-relacionados, tornam uma cidade auto-sustentável.
Há um longo caminho a percorrer até que Santa Cruz venha a ter os requisitos mínimos que uma comunidade citadina congrega no seu seio. Uma cidade é um lugar singular, diferenciado, reconhecido do exterior, o que permite um determinado sentido do orgulho. Uma cidade consiste numa realidade social em que a qualidade e nível de vida e o prazer do serviço e espaço público inspiram satisfação. Uma cidade é uma economia que cresce, que inova, que se coloca à frente de outras economias e que dá o sentido do progresso. Será que Santa Cruz se revê em todos estes parâmetros?

Uma cidade é um lugar que inventa, projecta e constrói o seu futuro. Nós, os santa-cruzenses, devemos trabalhar em conjunto, unir as nossas sinergias e lutar para um propósito comum: o bem-estar de toda a nossa gente. Pois o que vale a pena é o desenvolvimento, na medida em que a dinâmica do crescimento económico só faz sentido, quando há progresso, estabilidade e paz social.

Viva Santa Cruz
Nelcido Barros… Um filho de Santa cruz

domingo, agosto 23, 2009

SANTA CRUZ CIDADE 2010- FOI EMPOSSADO CONSELHO CONSULTIVO DA CIDADE

Caros Santacruzences.


Foi empossado ontem na Vila de Pedra Badejo o Conselho Consultivo da Cidade, trata-se de um orgão que passa a integrar a equipa da Câmara Municipal e terá a responsabilidade de delinear todos os trâmites e dar orientações necessárias para a ascensão da vila de Pedra Badejo à categoria de Cidade.
 
O Conselho Consultivo da Cidade é composto por Vereadores da Câmara Municipal, Director-Delegado do Serviço Autónomo de Urbanismo e Obras, Director-Delegado do Serviço Autónomo de Agua e Saneamento, Dirigentes dos Serviços descentralizados do Estado, Representantes de ONGS sedeados no Concelho, Comerciantes, Igrejas Católica, Adventista e Nazarena, Representantes dos Bairros da Vila de Pedra Badejo, entre outros Representantes da
Sociedade Civil.


Santacruzence


Mário Sanches

quinta-feira, agosto 20, 2009

FORMAÇÃO PARA COLABORADORES DA CÂMARA DE SANTA CRUZ

Caros Santacruzences



Segundo informação da Comunicação Social, está a decorrer em Santa Cruz um curso, destinado aos colaboradores da Câmara Municipal e visa dota-los de instrumentos que lhes permitem elaborar e gerir orçamentos.

A Formação é Ministrada por Entidades que trabalham em parceria com a Câmara de Santa Cruz, da nossa parte, esperemos que a dinâmica de Formação continua, visto que só assim poderemos melhorar os serviços que estes prestam aos Santacruzences.



Santacruzence

Mário Sanches


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs