quinta-feira, outubro 29, 2009

BARRAGEM DO POILÃO- HOJE- SIMPLESMENTE ESPECTACULAR

Caros Amigos e compatriotas

Quero partilhar convosco esta foto da Barragem do Poilão, enviada hoje de Pedra Badejo por José Alves(Zezito), que aproveito para agradecer.

clique na imagem!












Vamos desfrutar esta maravilha.

Cumprimentos

Mário Sanches

quarta-feira, outubro 28, 2009

ASSOCIAÇÃO CLUBE INTER CUTELO DE PEDRA BADEJO ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM SPORTING CLUBE "OS LEÕES" DOS AÇORES

Caros Conterrâneos

Cumprindo este espaço o dever de informar, é com imensa satisfação que venho publicar um Comunicado de Imprensa da Associação Club Inter Cutelo de Pedra Badejo, isto constitui um exemplo do que de bom se faz em Santa Cruz, espero que este tipo de iniciativas se multiplique e sirva os Santacruzences na procura de soluções para os problemas que atingem o nosso Concelho.

COMUNICADO DE IMPRENSA

No dia 24 de Outubro de 2009, pelas 22h no restaurante, Africana, sita na Ilha Terceira nos Açores, celebrou-se a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Sporting Clube “Os Leões”, representado pelo seu Presidente – José João de Azevedo Tavares e Coordenador da Formação Infanto-juvenil – Tiago Veiga Belo, e a Associação Clube Inter Cutelo, representada pelo seu Presidente – José Manuel Araújo Tavares e Director de Gestão e Planeamento – Sabino Tavares Correia, com vista a estreitar os laços entre as duas Entidades no que respeita à cooperação técnica para a realização de actividades que concretizem os objectivos colectivos e individuais das duas Instituições.
Em traços gerais o Protocolo define as áreas de cooperação e regula os direitos e obrigações das partes, que passaram pelo intercâmbio de jogadores, treinadores e entre outros de Conhecimento.
O Protocolo assinado é apadrinhado pela “Dona Néné”, empresária local sobejamente conhecida e pelo Eliseu Santos, jogador Açoriano que actua na Lázio de Itália.
O Sporting Clube “Os Leões”, através do seu projecto de Coordenação Infanto-Juvenil, liderado pelo dr. Tiago Veiga Belo (Licenciado em Desporto, Variante Treino Desportivo com especialização em Futebol), sentiu necessidade de abrir a sua área de acção para que o trabalho desenvolvido pudesse ter uma expressão internacional, a partir do momento em que existisse alguma entidade exterior que acreditasse num projecto ambicioso mas que levará algum tempo a concretizar-se, porque nos tempos que correm o tempo é o elemento que menos se tem, e então aposta-se mais na gratificação instantânea sem pensar no futuro; esta entidade foi a Associação Clube Inter Cutelo, assim e dando o primeiro passo na cooperação, está planeado para o próximo mês de Junho de 2010 a realização de um Torneio Internacional, onde contará com a presença da Associação Clube Inter Cutelo e do Sporting Clube “Os Leões”, mais duas equipas cujo nome será divulgado a seu tempo.


O presidente

José Manuel Araújo



Desejo sucessos a esta Associação e força aos seus Dirigentes!

Santacruzence

Mário Sanches

segunda-feira, outubro 12, 2009

A FASE EMBRIONÁRIA DE UMA CIDADE QUE JÁ FOI VILA CELEIRO DE CABO VERDE


Caros Santacruzences

Santa Cruz, o Concelho azul e verde do interior de Santiago, como costumo dizer, terra de Katchás, de Nhá Nácia Gomi, de Sema Lopi, terra de Beto Duarte, de Quim d´strong, de Victor Sanches(Talentos de santa Cruz) , está prestes a escrever mais uma página na sua história, vendo ser empossado o conselho consultivo que trabalhará de uma forma determinada, para elevar Santa Cruz à categoria de Cidade já em 2010.

Há 38 anos nascia a Vila de Pedra Badejo, uma Vila, que pelas suas condições naturais, a proximidade do Mar, e as extensas áreas agrícolas de regadio, transformou-se numa Vila agrícola e piscatória, vindo mesmo a tornar nos anos 80 e 90 o maior celeiro da Ilha de Santiago, para não dizer de cabo verde. Bons tempos… em que as bananas amadureciam nas bananeiras…, em que os agricultores gabavam de terem um cacho de bananas com 80 a 90 kilos sem recorrer a fertilizantes, qualquer Agricultor tinha o pão para a sua Família e ainda tinha dinheiro no bolso fruto da venda dos seus produtos…, não era necessário recorrer sistematicamente ao Estado para se poder sobreviver, bons tempos… Não obstante (os anos foram se passando, a falta de chuva ) os novos tempos trouxeram-nos falta de chuva, causando diminuição do lençol de água, nas ribeiras de Santa Cruz, consequentemente a diminuição de água nos furos, de salientar que a apanha de areia de forma descontrolada nas extensas Praias de areia preta do Concelho, contribuiu para aproximar a agua do mar dos furos, causando salitração dos furos e diminuição dos campos de cultivo, perante estes cenários era indispensável e urgente medidas de Fundo que, atenuassem tais problemas, tal descalabro, ou mesmo que debelasse o rumo que o Concelho estava a tomar, mas como bom cabo-verdiano, temos sempre esperança que depois da tempestade vem a bonança, acredito que vamos ter um Rumo para Santa Cruz!

Infelizmente Santa Cruz, foi conhecido no passado, pela sua fama de ser Concelho Problemático, muitas vezes associado à violência extrema, facto que foi abolido nestes últimos tempos, em virtude da mudança de atitudes do Povo Santacruzence, mas também graças a uma série de medidas tomadas, que propiciaram tal mudança de comportamento, no entanto persistem ainda exageros de linguagem, fruto de uma cultura que valoriza ataques pessoais, escrutineo de carácter, em vez de priorizar debates de ideias de opiniões, de forma saudável, com argumentos credíveis e sustentáveis próprios do sistema democrático.


Caros Conterrâneos, como Santacruzence permitam-me manifestar a minha satisfação pela ideia da minha Vila ser elevada a categoria de Cidade, acho que isto vá de encontro a expectativa de qualquer Santacruzence, no entanto na minha opinião, um conjunto de factores deverão ser ponderadas e equacionadas, para não corrermos o risco de ficarmos apenas com o estatuto, como se diz “título sem cabedal”, Tenho que acreditar que isto nunca irá acontecer e da minha parte, irei fazer tudo que estiver ao meu alcance, para que tal facto nunca se venha a verificar, ainda não conheço o projecto sobre a qual estão a trabalhar o concelho Consultivo recentemente empossado, mas creio e espero que este projecto será tornado público, para que todos os Munícipes conheçam o programa, contribuindo eles desta forma com sugestões, debates de ideias que permitam a construção da Cidade de Pedra Badejo, mesmo assim para quem conhece Santa Cruz, não precisa adivinhar algumas áreas de intervenção tais como:

Precisamos de um melhor aproveitamento das infra-estruturas existentes e colocá-las ao serviço da população, falo da barragem de poilão, a única do País, em que o atraso do arranque da segunda fase está a prejudicar os agricultores do Concelho e consequentemente diminuição da área irrigada.

Precisamos de utilizar a dessanalizadora para abastecer a população e tentar utilizar a água dos furos apenas para os campos.

Precisamos aumentar e apetrechar o Hospital de Pedra Badejo e transformá-lo no Hospital regional de Santa cruz, servindo à população do Concelho, do Município de São Lourenço e parte da população do concelho de São Miguel e porque não da Ilha do Maio.

Precisamos de um centro de Investigação Agrícola que acompanhe os Agricultores na sua produção e que consiga encontrar a solução para os vários problemas que o concelho está tendo nesta matéria.

O futuro centro comercial de Pedra Badejo, deverá funcionar como um espaço de trocas comerciais, capaz de geral mobilidade de e para Pedra badejo, aumentando a capacidade financeira daqueles que vivem exclusivamente do comercio.

Precisamos de mais espaços vocacionados ao desporto, particularmente pavilhões desportivos, para podermos estender o desporto para além do futebol, bem como espaços de lazer, áreas verdes e.t.c.

Precisamos de uma Biblioteca Municipal, fomentando a leitura no Concelho, aumentando o saber e o conhecimento, aumentando o poder de argumentação.

Precisamos de equacionar a construção de mais um Liceu, bem como a criação de um pólo da Universitário, nomeadamente na área Agrícola, Pesca ou Turismo.

Precisamos encontrar alternativas de ligação com mais frequências e de uma forma segura à Ilha do Maio, aumentando assim a nossa capacidade de exportar bens e produtos, ao mesmo tempo que aumentamos a mobilidade entre os Concelhos do Interior de Santiago.

Precisamos repensar o Turismo no concelho, independentemente do anuncio da criação do Paradise Vilage, e do complexo turístico do coqueiro, que acho vão contribuir grandemente para o desenvolvimento de Santa Cruz, é preciso reestruturar os nossos espaços turísticos, revitalizar o Falucho, dar um novo sentido de utilização da praia de areia grande e porque não pensar no futuro Museu de Funána e batuque do interior de Santiago, ao mesmo tempo que vamos ajudar e incentivar artesãos e Músicos do concelho.

No sector urbano precisamos, revitalizar a área antiga de Pedra Badejo, acabar com padroeiros que comprometem a imagem da futura Cidade, acabar com as casas de banho a céu aberto, disciplinar a Construção tanto na Zona Antiga como na zona nova, promovendo uma cultura Urbana na Vila de Pedra Badejo.

No domínio da pesca precisamos oferecer condições aos pescadores que permitem-lhes transformar a pesca em oportunidades de negócio, do que em meros meios de sobrevivência.

No domínio Social a tarefa é árdua, aqui todos os apoios serão bem-vindos, espero que as Instituições não Governamentais sedeadas no Concelho, bem como Igrejas, Centros de Juventude, Instituições de solidariedade social, unem esforços para um objectivo comum que consistirá numa primeira fase na mudança de mentalidade, bem como melhorar a qualidade de vida dos Santa Cruzences.

È de realçar que alguns sectores tais como: Saúde Pública, Saneamento Urbano, Educação e Formação Profissional, este particularmente na criação de Empregos para os Recém-formados, Criação de Espaços verdes, alargamento da rede de Jardins de infância, criação de Infra-estruturas que permitem aos Jovens ocupar os seus tempos livres, melhoria no sistema de água e energia, melhoria no acesso e prestação dos cuidados de de Saúde dominará a agenda do Conselho Consultivo.


Mais do que construir a Cidade de Pedra Badejo, temos que ter uma visão para Santa Cruz, um rumo para o nosso concelho, precisamos definir um objectivo e delinear uma estratégia para atingir o objectivo preconizado.


Viva Santa Cruz

Santacruzence

Mário Sanches


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs