quinta-feira, março 25, 2010

PARABÉNS SANTA CRUZ!- TRIGÉSIMO NONO ANIVERSÁRIO DO NOSSO MUNICIPIO

Caros Santacruzences

O nosso concelho celebra 39 anos de existência, antes de mais Parabéns!! Parabéns também a todos aqueles que desde a sua fundação, lutaram no sentido de elevar bem alto o nome de Santa Cruz, dentro e fora do País, contribuindo com o seu trabalho, as suas críticas e sugestões para que o nosso Concelho seja aquilo que é hoje.
Este aniversário é importante para a Vila de Pedra Badejo, pois poderá ser o último Ano, que as festividades são comemoradas na qualidade de Vila, visto que tudo indica que ainda este Ano vamos ter estatuto de Cidade, algo que na minha opinião trará vantagens significativas para o Município. O estatuto de Cidade fará também acrescer o sentido de responsabilidade de todos nós e convida-nos a integrar o projecto de desenvolvimento do concelho de uma forma mais próxima e mais participativa.
Este blog, cumprindo o seu dever de informar, tem partilhado muitas informações com a População residente e da diaspora, visando manter informada a comunidade Santacruzence, mas também chamá-la a si, a envolver nos projectos em curso em Santa Cruz, procurando obter propostas desta mesma Comunidade; É numa destas publicações que tinha referido a necessidade do inicio das obras da segunda fase da barragem do poilão, algo que na altura considerei importantíssimo, para o desenvolvimento da agricultura local, quero neste momento, neste mesmo espaço, expressar a minha satisfação, quando vi e ouvi na comunicação Social a inauguração da segunda fase deste projecto, pois na minha opinião, a conclusão deste projecto permitirá Santa Cruz começar uma nova era no dominio agricola em que a agricultura não será apenas de Susbsistência para passarmos a ter a figura do Empresário Agrícola, neste sentido e aproveitando das chuvadas do ano passado, acho que estamos no momento ideal para repensarmos o futuro da Justino Lopes desencravando o futuro de dezenas de famílias.
Este Espaço congratula com os eventos agendados pela Câmara Municipal para comemorar esta data tais como: a inauguração do Paços do Concelho, algo que engrandece qualquer santacruzence, o lançamento da primeira pedra para a construção do Paradise Village, um projecto que vai contribuir para relançar o Concelho no sector do Turismo, a electrificação do Monte de Rabelado, Ribeirão Égua e Cova de Barros, levando energia eléctrica a centenas de Munícipes, contribuindo desta forma para minimizar os problemas do dia a dia, o Festival um concelho três Ritmos que terá o seu inicio nesta sexta feira dia 26, com a actuação do grupo de batuco, prossegue no sábado com a actuação do grupo de funaná e termina no domingo com tabanca, algo que contribui para fortalecer os grupos que suportam as nossas raizes culturais, este ano com a mudaça de espaço para frente do Liceu, devido a morte de um Senhor que foi um Empreendedor no dominio agrícola e tem dado o seu contributo ao longo de muitos anos no processo de modernização da Agricultura em Santa Cruz- o Senhor Condon, que aproveito em meu nome pessoal e em nome dos leitores deste espaço para apresentar as sentidas condolências à Familia enlutada e desejar que a terra lhe seja leve.
Vamos juntos dar os parabéns à nossa Vila, fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que as infraestruturas agora inauguradas sirvam a População, atenuando as dificuldades e aumentando o nível de vida.
Cumprimentos a todos
Santacruzence
Mário Sanches

domingo, março 21, 2010

GANHOS, PROJECTOS, DESAFIOS e PERSPECTIVAS DO SECTOR DA EDUCAÇÃO NO CONCELHO DE SANTA CRUZ

A nível das Infra-estruturas Só no E. Básico foram construídas perto de trinta (30) salas de aulas, o que permitiu eliminar o tresdobramento, e reduzir drasticamente o número de salas alugadas e cedidas, Os serviços da educação que não dispunham de uma sede própria foram instalados doravante num edifício que melhor os dignificam; Concluiu-se a a construção da Escola Secundária da Vila de P. Badejo; Construiu-se a Escola Secundária de S. Lourenço dos Órgãos; Foram melhoradas várias salas de aulas, cozinhas e casas de banho, no valor de dezoito milhões de escudos, graças à Cooperação Austríaca; Foram construídas WC em 21 escolas de Sta Cruz e S. Lourenço, no âmbito do Projecto S. Escolar.
Instalação da Delegação do MEES de Santa Cruz


A Nível de Capacitação /Formação dos Docentes se em 2001 mais de 50 % de Professores não tinham a formação adequada para o exercício da função, doravante temos cerca de 95 % de Professores com formação pedagógica, média e superior ( nos dois níveis do Ensino )

A Nível de Equipamentos e Recursos Didácticos:
Do IPAD (Instituto Português de Apoio ao desenvolvimento ) a Delegação do MEES no Concelho recebeu trinta e dois computadores que foram distribuídos às Escolas, bem como cerca de 500 títulos de livros de diferentes áreas para a biblioteca ;

Da associação dos emigrantes do Concelho de Sta Cruz nos Açores ( Terceira ) recebemos vários manuais o que permitiram enriquecer os acervos bibliográficos da Biblioteca da Delegação e instalar mais uma biblioteca na Escola de R. Boi;

Das escolas amigas da Áustria , dos EUA e Portugal temos recebido apoios pontuais com materiais escolares diversos;

Com o financiamento da Associação “Adriminho” ( Portugal ) foram equipadas duas salas de informática em duas Escolas do Concelho permitindo o contacto dos alunos do E. B. com as NTIC;
Por chegar ao Concelho estão dois contentores com materiais diversos provenientes da França e Portugal. Para continuar a ler este artigo clique aqui

Anastácio Mendes
mendesanastacio@hotmail.com

quarta-feira, março 17, 2010

REUNIÃO PARA CRIAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

Caros Amigos e Conterrâneos
Dando seguimento ao processo de criação http://www.ipetitions.com/petition/JUNTOSPORSANTACRUZ/ e materialização da ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO HUMANA E DESENVOLVIMENTO DE SANTA CRUZ , venho através desta anunciar a reunião no próximo dia 3 de Abril às 16:00 na Associação Caboverdiana em Lisboa, sita no Marquês de Pombal, Rua Duque de Palmela 8º Andar.
Este encontro servirá para analizarmos os estatutos http://ssantacruz.blogspot.com/2009/11/estatuto-da-associacao_08.html já publicados neste Espaço, apresentarmos os Orgãos Sociais da Associação em Portugal, neste mesmo dia aproveitaremos para subtermos as listas existentes à votação, elaborar a acta que será apresentado no cartário para registarmos a Associação.
Todos os interessados em apresentar a lista para concorrer aos Orgãos Sociais da Associação deverão preparar a sua lista e apresentar no próximo dia 3.
Agradecemos a todos os presentes a disponibilizarem a pagar jóias e cotas neste dia, pois é com este fundo que iremos registar a Associação.
Peço que unamos em torno deste Projecto, pois Santa Cruz e Santacruzences merecem!
Santacruzence
Mário Sanches

terça-feira, março 02, 2010

ASSISTA AS FESTIVIDADADES NHÓ SANTIAGO MAIOR E DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ


"NHU SANTIAGO MAIOR, MAIOR PATRÃO DA NOSSA ILHA, todos os Santacruzences e Amigos de santa Cruz, conhecem esta canção, uma canção que eleva o nome do nosso Santo Padroeiro, comemorado a 25 de Julho, coincidindo também com as festividades do Município de Santa cruz.

Caros Amigos, como sabem, é nesta altura do Ano, que os bilhetes têm um preço mais elevado, isto porque trata-se da época alta para as companhias Aéreas, mas é nesta altura que é mais apetecível uma viagem ao nosso Concelho, para assistir de entre outras actividades a missa na Igreja da freguesia e o festival da Praia de areia grande.

É neste sentido que eu e mais um grupo de pessoas decidimos encetar contactos com a TACV- Lisboa, particularmente com a pessoa do Administrador do TACV-Europa, a fim de conseguirmos tarifas mais baixas para Cidadãos Naturais do Concelho residentes na Diáspora visitar o Concelho na altura das festividades; Depois de meses a resposta foi favorável nas seguintes condições:

  1. Estadia nunca superior a 21 dias
  2. a data da viagem terá que coincidir com a época festiva
  3. viagem em grupos de 20 a 30 pessoas por voo
  4. Aquisição do bilhete com 2 meses de antecedência
  5. preço do bilhete 490 euros
  6. o bilhete terá que ser levantado na delegação dos TACV em Lisboa, pelo próprio passageiro, mediante inscrição prévia
  7. Este bilhete não pode ser mudada

Qualquer pessoa que estiver interessado em viajar até Santa Cruz, deve contactar(Tlm no fim do texto), ou enviar um email para msanches53@hotmail.com, para inscrever numa lista que depois será enviada aos TACV, apôs este processo já estão prontos para adquirir o bilhete.

Espero que esta viagem sirva para aproximar a Diáspora da terra natal, permitir o reencontro de várias famílias que podia não ser possível de outra forma e contribuir para termos um Nhó Santiago ainda mais alegre com mais brilho e cor.

Quero agradecer em meu nome pessoal e em nome de todos os Santacruzences, o Administrador da TACV-Europa, pela sua disponibilidade durante todo o processo protocolar e a sua abertura para colaborar neste processo e deseja-lo sucessos à frente dos destinos da TACV na Europa, agradeço também a todos que directamente ou indirectamente contribuíram para que isto seja possível.

Caros Santacruzence o sucesso deste projecto depende de si e do seu comportamento durante todo este processo.

Vamos construir mais e melhor Santa cruz, o nosso lema continua a ser SANTA CRUZ ACIMA DE TUDO

Santacruzence

Mário Sanches

Contacto: + 351 96 263 77 67
msanches53@hotmail.com

segunda-feira, março 01, 2010

OS ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DA CRUZ SILVA E DA OM, JÁ TEM OS PRÉMIOS(PORTÁTEIS), PARA OS MELHORES ALUNOS DO ANO LECTIVO 2009/2010

É com muita alegria que comunico a população de Santa Cruz que a Associação, Jovens Unidos de Santa Cruz (DJA KA DA), em cooperação com a Câmara Municipal de Santa Cruz, no âmbito do projecto, Um Ensino Moderno e Competitivo, acabamos de receber trêz portateis, financiado pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal, para premear os dois melhores alunos, uma da Escola Secundaria Alfredo da Cruz Silva e a Escola privada de OM. O nosso objectivo é transparente e credivel, desenvolvemos esse projecto, porque pensamos que os nossos alunos tem direito de estar em contacto com o mundo novo, moderno, competitivo, para que estudantes possam ter um meio de trabalho, um meio de estudo moderno adquado a adaptar as novas exegências do mundo novo.
Ainda tem mais queremos com esse projecto que estudantes, estudem, esforcem o máximo, para poderem não só ganhar um portátil mais sim também para terem uma boa média onde vão poder candidatar para Vagas e Bolsas de Estudos para o Ensino Superior Público.
Este projecto ja fez muitas familias felizes, desde 2008 é que estamos a premiar os melhores alunos com computadores. O nosso objectivo é alargar mais, queremos criar novos meios e conseguir novos premios, tenho a certeza que vamos conseguir outros prémios ambiciosos para os nossos Estudantes.

Na altura quando apresentamos o projecto em 2008, ninguém acreditava no nosso projecto, não publicaram o anuncio, não deram os alunos o conhecimento do concurso, mais mesmo assim lutamos e oferecemos dois computador em 2008, fiquei muito triste porque não publicaram o concurso deixaram no último dia do segundo trimestre do mesmo ano, quando a Câmara Municipal de Santa Cruz nos deu o computador, é que avisaram os alunos e aproveirtaram da situação para fazerem o discurso bonito. Isto não vai acontecer mais com a minha pessoa nem com a nossa Associação, porque quem não contribui para o progresso, crescimento, modernização da nossa Educação não merece estar no comando do nosso sistema de ensino, precisamos sim de mudar, de inovar mais sim para melhor e nunca para pior, não tornaremos sonhos em realidade dos nossos Estudantes na base da desconfiança das pessoas, mas sim o nosso Ensino ganhara muito, si unirmos si confiarmos mais nas pessoas que querem mudar, que querem inovar, que querem trabalhar por amor ao Santa Cruz e depois não fizemos aquilo para responsaveis do nosso ensino mais sim para alunos que merecem creditos pelos seus estudos.

Aproveito para agradecer a Embaixada de Cabo Verde em particular o senhor Embaixador, que tem estado incansavelmente a colaborar com a nossa Câmara Municipal, que durante todo o processo do financiamento do projecto, nos garantiu que este projecto é apenas o começo de uma longa viagem, e que estará sempre desponivel para o financiamento de outros projectos da Associação e da Câmara Municipal, como o exemplo a Comemoração da Cidade Pedra Badejo 2010 na Diaspora, onde a elaboração do projecto esta na fase terminal, tambem o Centro Cultural NHA NACIA GOMI , para Jovens de Cutélinho, tambem temos em processamento o projecto Colectania de poesia de jovens de Concelho de Santa Cruz, onde jovens que tem uma paixao em escrever a poesia, para denamizarmos o crescimento da nossa Cultura, tambem temos o Projecto uma Pesca com Segurança e com Qualidade, onde os nossos pescadores terao botes e motores e equipamentos onde possam navegar no alto mar, para irem buscar peixes e pagar as despesas dos estudos dos seus filhos, ainda no mesmo projecto temos equipamentos para a conserva de peixe e manter a qualidade dos peixes para peixeiras guardar os peixes e possam ter um rendimento para poderem levar alegria para a mesa dos seus familhares . São esses e os outros projectos que temos na Embaixada de Cabo Verde.

Peço a união de todos, porque apenas com a união é que vamos consiguir a concretização desses projectos, e estes projectos ira melhorar a vida dos nossos jovens.

Muito obrigado senhor Mario Sanches pela oportunidade de publicar este artigo neste blog comunicando os alunos do financiamento dos trêz portateis e mais uma vez estamos juntos por um Santa Cruz maior, melhor, moderno, com pessoas capazes que confiam nas pessoas, que dêm jovens oportunidades, e nao com responsaveis que criam barreira, constrangimento, que tentam limitar os nossos jovens há darem a contribuição para o desenvolvimento da nossa linda e bela cidade Pedra Badejo 2010.

GILSON CARDOSO


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs