terça-feira, abril 27, 2010

CABO VERDE E SANTA CRUZ ONTEM, HOJE E SEMPRE!

Este último fim de semana (23-25), o presidente da câmara de Santa Cruz, Orlando Sanches, esteve em Paris, a convite da Comunidade Católica de Montreuil para participar nos festejos do patrono dos Picos, São Salvador do mundo. Eventualmente, os curiosos perguntarão legitimamente duas coisas: em primeiro lugar, Picos não tem nada a ver com Santa Cruz e em segundo lugar, porquê Montreuil e não outra comunidade ? Voilà, sem tardar os motivos. Efectivamente, « Pico é Pico e Santa Cruz é Santa Cruz », porém, o presidente Orlando Sanches devido às suas raízes foi « baptizado e crismado » nos Picos. Ele fez questão de frisar este aspecto na sua intervenção! O Sr. Presidente da Câmara recebeu o convite da Comunidade de Montreuil porque a responsável é também filha do Concelho, mais concretamente « da Ribeira dos Saltos ». É uma Comunidade que se reúne duas vezes por mês e os membros (inclusive eu mesmo) são oriundos de todos os cantos da Ilha de Santiago e diria mesmo de Cabo Verde ! Ela tem um cariz tanto religioso como associativo, daí a sua importância na vida dos membros radicados em Paris e arredores.

Por coincidência o ponto alto do festejo foi justamente ontem, onde a Igreja celebrou a festa do « Cristo o bom pastor… Jesus que conhece as suas ovelhas pelos seus nomes e vice-versa ». Esta estava repleta de gente que se deslocou quase de todas as periferias de Paris, foi uma celebração bem animada e no final, com a permissão do padre Gerard, o nosso presidente tomou a palavra e falou aos seus conterrâneos « na língua da terra ». A sua mensagem foi sobretudo de unidade, de paz e de esperança! Pouco importa a cor política, o progresso do nosso arquipélago está acima de tudo, daí a exortação para uma verdadeira cooperação e solidariedade entre os Caboverdianos da diáspora sem esquecer obviamente a pátria que nos « pariu », o país que nos viu crescer !!!

Após a celebração, houve o almoço oferecido pelo juiz da festa, assim como a confraternização: momento de ver o pessoal, de « fla mantenha pa li e pa la », de discutir e de recordar os velhos tempos em que a gente ainda vivia no nosso arquipélago ! Acreditem, estesencontros permite às pessoas recarregar baterias, de levantar o astral ao ponto mesmo de exclamar : ON EST ENSEMBLE (estamos juntos).
A tardinha teve lugar um debate com o Sr. Orlando Sanches, onde realçou os progressos, as conquistas e os desafios de Cabo Verde assim como um breve panorama daquilo que se tem feito no Conselho de Santa Cruz e em prol do mesmo. Ele fez sentir também as dificuldades da comunidade Caboverdiana em S. Tomé, que hoje mais do que nunca precisa da nossa solidariedade e gestos concretos.
Por sua parte os participantes tomaram a palavra para expressarem igualmente os seus elogios, contentamentos, e as suas preocupações no que concerne à política migratória das Ilhas. Sem entrar em detalhes faço eco de uma questão que veio e que sempre vem à tona quando os imigrantes encontram os seus governantes. Presumo que seja uma questão velha quanto à história da navegação nas águas de Cabo Verde, ou seja, não é uma questão de ontem, nem tão pouco de anteontem! Não é unicamente um problema das pessoas que vivem em França ou em Portugal, mas sim de todas as pessoas que vivem fora do território nacional. Voilà, justamente o interesse da questão. Refiro-me mais concretamente às taxas portuárias / alfandegárias elevadas e exageradas. Não sou o único a pensar que seja inadmissível e injustificável tal política quando metade da população Caboverdiana vive no exterior, quando os imigrantes são convidados a investir no país de origem, quando são constatados o peso e o papel preponderante dos imigrantes para economia nacional. Quer dizer, as pessoas no estrangeiro trabalham por vezes “sete sobre sete dias por semana”, faça sol, faça chuva, faça calor ou frio, com sacrifício adquirem bens materiais e nas alfândegas do país têm que gastar o dobro ou algo do género, na recuperação dos seus produtos, fruto do trabalho, do esforço e da luta quotidiana! Pergunto: Isso é normal? Até que ponto esta situação deve ser aceitável? Até quando vamos ser regidos por esta política ? Se levássemos efectivamente em conta os sacrifícios destas pessoas, se encarássemos esta situação como anormal, como um problema e um entrave ao desenvolvimento do nosso arquipélago, seria já meio caminho andado. Porém, continuar a justificar o injustificável é perder a credibilidade e conduzir a votos de censura no seio da diáspora Caboverdiana. Melhor cedo do que nunca meus caros amigos !!!!

O debate e a visita do presidente terminou bem e todos ficaram contentes com a sua presença amiga e calorosa, certamente os santracruzenses mais do que os outros (o que é normal não é?), pois é sempre bom ouvir notícias do Conselho, alegrarmo-nos dos progressos, e juntar as forças para que as coisas avancem sempre mais e melhor !! Como diz o hino nacional françês: « ALLONS ENFANTS DE LA PATRIE… MARCHONS… MARCHONS …( vamos filhos da pátria… caminhemos… caminhemos) !


Paris, 25 de Avril



Assis Tavares, citoyen du monde !!!

sábado, abril 24, 2010

PRAÇA DIGITAL DE SANTA CRUZ

Caros Amigos

O Wireless ou Wi-Fi, ou seja, a tecnologia que permite o acesso à internet sem fios entre um dispositivo móvel e um ponto de Acesso próximo, chegou à Vila de Pedra Badejo. o Átrium do Novo Paços do concelho oferece a todos aqueles que disponham de um computador Portátil moderno, telemóvel, ou qualquer outro dispositivo com wireless incorporada a possibilidade de aceder à internet.


Podemos então dizer que o nosso Concelho já tem a sua Praça digital, algo que servirá certamente para facilitar o acesso à informação a muitas pessoas que não tendo a possibilidade de pagar uma subscrição mensal para usar a internet em casa, vêm neste projecto uma porta aberta para o Mundo.

Espero que os Santacruzences saibam tirar partido desta tecnologia e que isto contribua para incrementar e massificar o uso da internet no nosso Concelho, aumentando o poder do conhecimento e permitindo maior comunicação entre o Concelho e a diáspora tirando partido das ferramentas que a internet oferece.

Espero que este projecto seja apenas o primeiro dos muitos pontos de acesso que se abrirão num futuro próximo em Santa Cruz.

Santacruzence

Mário Sanches

segunda-feira, abril 19, 2010

SANTA CRUZ- NOVO PAÇOS DO CONCELHO

Caros Santacruzences
Cumpre a mim e este espaço a honra de divulgar a noticia que alegra a todos os Santacruzences residentes e na diaspora, o nosso Concelho já tem a sua nova casa- o novo paços do Concelho de Santa Cruz já é uma realidade, foi inaugura pelo Sr Presidente da República no passado dia 6 de Abril.


Permitam-me esta velha expressão, mas acho que podemos mesmo dizer que o sonho se tornou realidade!, pois há algum tempo que os Santacruzences esperavam anciosamente por esta Obra emblemática que transforma por completo o figurino e os serviços prestados à População de Santa Cruz. Esta obra representa o esforço de muitos santacruzences, particularmente da Autarquia local e do seu Presidente que souberam gerir este processo até a sua conclusão.


Espero que a nova Casa de Santa Cruz e dos Santacruzences, sirva como de ponto partida para um novo Santa Cruz, um concelho que se quer moderno, inovador, dinámico, empreendedor e com perspectivas de desenvolvimento assentes em bases sustentáveis, para aqueles que irão lá fixar os seus postos de trabalho, espera-se um espírito de equipa, um forte poder de dinamismo e acima de tudo uma cultura de responsabilidade, que lhes faça interiorizar que estão melhor posicionados para oferecer um serviço de qualidade aos Cidadões, para os Santacruzences em geral, aqueles que na minha opinião mais ganham com esta casa, espera-se apenas que saibam tirar partido dela e amam-na como se fosse a sua casa.


Quero agradecer a todos os intervenientes neste processo, particularmente a Câmara Municipal de Santa Cruz e desejar longa vida ao novo Paços do Concelho, dizer também que o dia 6 de Abril passa a ser um dia grande para Santa Cruz e Santacruzences.


Santacruzence


Mário Sanches


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs