quinta-feira, julho 29, 2010

ACTIVIDADES NO PAÇOS DO CONCELHO DE SANTA CRUZ



CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

COMEMORAÇÕES DO 35º ANIVERSARIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL, DOS 550 ANOS DOS DESCOBRIMENTOS E DA FESTA DO MUNICIPIO

CONVITE

Programa conjunto Câmara/OMCV
DIA 31 DE JULHO (DIA DA MULHER AFRICANA)

- 10H00 -
Abertura da Exposição de Artesanato

- 11H00 -
Assinatura de Protocolo entre a Câmara Municipal de Santa Cruz
e a Acarinhar

- 11H30 -
Lançamento da 1º Pedra do Centro de Dia de Idosos de Santa Cruz

- 15H00 -
Actividades culturais na Praça Municipal

- 16H00 -
PALESTRA: Questões Sociais na Comunicação Social –
Que Contribuição?
Pela Jornalista Santa-cruzense MARIA DE JESUS LOBO

Paços do Concelho de Santa Cruz

terça-feira, julho 27, 2010

NHÓ SANTIAGO REUNE PESSOAS DE PERTO E DE LONGE

Depois de termos vivido com sucesso e euforia o festival de praia areia grande, as diversas actividades organizadas no âmbito das festividades do Município de Santa Cruz, chegamos em grande, ao ponto alto da festa de “Nho Santiago Maior”, patrono do nosso prezado Concelho.
De maneira que a festa ultrapassou todas as expectativas. Aliás tudo jogou a favor do festejo para que ele não ficasse à quem das expectativas, vejamos: basta pegar no calendário para vermos o dia 25 assinalado a vermelho, isto quer dizer que caiu num domingo ou melhor no fim-de-semana e que fim-de-semana gente! Quero crer que meias palavras bastam para imaginarem o resto.

Quem diz fim-de-semana, diz-se a deslocação e a participação massiva das pessoas rumo ao Concelho que viu nascer, crescer Katchas e Nha Nácia Gomi.
Portanto pessoas de perto e de longe fizeram-se presentes colorando assim a nossa festa. Convém frisar também a presença massiva da nossa diáspora (Emigrantes e Estudantes) santacruzense, dando desta feita um sabor especial a “Nho Santiago”.

Como sempre a parte religiosa é incontornável, pelo que a Missa deste ano foi celebrada pelo padre Saturnino Afonso, fidjo do Concelho, missionário no Paraguai. Então a missa começou com uma procissão percorrendo as principais ruas da zona de Achada Fátima. Como é bom de ver as ruas enfeitadas, os postes eléctricos vestidos de folhas de “banana, de cana e de coco”, as janelas exibindo os seus mais belos lençóis, os curiosos nas portas e nas ruas saudando com respeito a passagem do andor que alberga Nho Santiago, basofo pa fronta!

No final da Missa o padre Saturnino ganhou a “ fama de um bom pregador” e indubitavelmente ele o é. Dava para ler a alegria e a satisfação no rosto das pessoas após a celebração, ao ponto de ouvir alguns desabafos e exclamações: pela primeira vez na vida assisto uma Missa que me deixou tão feliz, que mexeu tanto comigo, “Es ano Nho Santiago sta de Grandi propri, sabi ti kaba na nada, avé Maria”. Ainda bem e já agora aproveito o ensejo para parabenizar todas as pessoas que colaboraram para o sucesso desta celebração litúrgica.

É legítimo e salutar vir, depois do alimento espiritual, o outro componente imprescindível da festa, o habitual “comes e bebes”, o convívio, a visita às casas, etc. Altura igualmente de atender e cuidar dos convivas, de dar umas gargalhadas juntos, de fazer aquelas voltinhas pelos principais lugares de dança, este ano com destaque de polivalente, onde Ferro gaita, David Brazão e Ravy Heach(?) divertiram o pessoal, de Tiara, Sonho d´Onti, Riba d´agu em peso, de Naraka, sem contar com os bailes nos terraços aqui e acolá.

Para relaxar e digerir a feijoada muitas pessoas se deslocaram rumo a “Porto Fundo ou Radonda” assistir a corrida dos cavalos, que tem sido uma das grandes atracções da festa de Nho Santiago: “sócio cabalo preto ta corri du mundo, não mós, bormedjo ta corri mas tcheu… odja nha cabalo mata la”, “c´est vraiment chouette- (é cool, fixe!).

Parabéns, parabéns, mil vezes parabéns à todas as pessoas que obraram para o êxito de mais uma festa no nosso padroeiro e do nosso Município. Viva Nho Santiago, Santa Cruz sta de grandi e para o próximo ano haverá mais se Deus assim permitir.
Assis Tavares

Citoyen du monde

sexta-feira, julho 23, 2010

COMUNICADO DO CLUBE DESPORTIVO INTER CUTELO


ASSOCIAÇÃO CLUBE DESPORTIVO RECREATIVO CULTURAL E SOCIAL INTER CUTEO DE SALINA

Senhor Meus Senhores

Nesta
N/R: 029 -Salina, 22 de Julho de 2010

Assunto: Informação/convite

Associação Inter Cutelo de Salina, pretende organizar nos próximos dias 26, 27 e 28 do mês em curso uma acção de formação dirigida aos monitores da escola de Futebol Inter Cutelo e a todos os interessados em adquirir conhecimentos teórico-práticos no domínio de trabalho desportivo, futebol, com crianças.

Hoje por volta das 21 horas chegará ao nosso país o Técnico Superior na área do desporto (Dr. Tiago Belo), vinda dos Açores com o propósito de ministrar a referida formação.

A vossa presença e colaboração no acto do encerramento da formação no dia 28 deste mês, constituem uma mais-valia e engrandecimento do mesmo, pelo que torna indispensável a vossa pronta disponibilidade.

Ainda solicitamos e convidamos o presidente da Câmara Municipal de presidir o acto de encerramento da formação e de fornecer ao formador um certificado da Câmara Municipal que reconhece o trabalho efectuado pelo mesmo para engrandecer o seu curriculum.

OBS. Pretendemos ministrar essa formação no Paços do Concelho, enviaremos o programa o mais breve possível de acordo com a resposta do pedido submetido a Câmara Municipal sobre este assunto.

Ciente da atenção que este assunto requer, queira antecipadamente receber os nossos sinceros agradecimentos.

De V/Excia


________________________________
Sabino Tavares Correia
Director de Gestão e Planeamento

CONVITE DA CÂMARA DE SANTA CRUZ À POPULAÇÃO




CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

COMEMORAÇÕES DO 35º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL, DOS 550 ANOS DOS DESCOBRIMENTOS E DO DIA DO MUNICÍPIO


DIA 23 DE JULHO

- 17H00 - Encerramento da Exposição da artista plástica NELA BARBOSA

- 18H00 - PALESTRA "CABO VERDE 35 anos de emoções"

Professor Doutor DANIEL MEDINA

- 19H00 – ACTUAÇÃO DA BANDA MILITAR

Paços do Concelho de Santa Cruz

terça-feira, julho 20, 2010

FESTIVAL DE PRAIA DE AREIA GRANDE- "SABURA" EM PEDRA BADEJO

Durante dois dias 16/07 e 17/07 todos os caminhos iam dar à Pedra Badejo, Concelho de Santa Cruz, para a décima oitava edição do festival da praia da areia grande.

Tendo em conta as apreciações gerais dos participantes daqui e acolá, com orgulho posso afirmar e sem receio de errar que paulatinamente, o nosso festival vai fazendo parte do cartão postal do Concelho de Santa Cruz e inclusive da Ilha da Santiago. Honra seja feita e parabéns a todas as pessoas que trabalharam, que aguentaram todas as tempestades e todos os trancos para que efectivamente tal acontecesse.

Como sempre, este ano estiveram presentes artistas nacionais, a saber, Ló, Mudjeres de Rinkon, Princesito, Bino Branco, Rabenta, Cema Lope, etc, filhos de Santa Cruz (como exemplo, os jovens talentos de Santa Cruz, alguns grupos de Hip Hop e outros grupos emergentes) e artistas da diáspora, como por exemplo, Blick Tchutchi, Chando Graciosa, etc. Portanto, no primeiro dia Jorge Neto fechou com Rosinha por volta das sete da manhã e no segundo dia Kino Cabral encerrou igualmente por volta das sete. Que beleza meu Deus, quelle joie (que alegria)!
Gostei de ouvir, de ver e presenciar como o festival decorreu num clima de muita paz, amor e confraternização, ou seja, não houve aquelas brigas com as quais fomos acostumados e brindados nos anos transactos.

Sinceramente queria parabenizar todos os organizadores, os agentes da segurança, os militares, os bombeiros, o pessoal da Cruz vermelha, os cantores e todos os participantes que se deslocaram rumo à Pedra Badejo.
Portanto dois dias de muita euforia, de reencontro dos velhos amigos, “ de fidjos de terra” radicados no estrangeiro, inclusive dos estudantes que vieram em massa, graças a iniciativa da nossa Associação para a Promoção Humana e Desenvolvimento de Santa Cruz que conseguiu o bilhete por um preço muito abaixo do valor praticado no mercado.

Quero crer que todos os participantes tiveram uma boa visibilidade também graças ao apresentador, sobretudo no segundo dia do festival. Aliás queria frisar o seu dinamismo e talento para animação de eventos desta envergadura, pois a sua postura no palco conta tanto quanto a actuação do artista apresentado pelo mesmo.

Resumindo e concluindo, Santa Cruz, Cabo Verde, estão de parabéns porque quando actividades deste género ganha o terreno, todos saem ganhando e orgulhosos mesmos de promover a cultura, a confraternização entre os “fidjos de terra” e dalém fronteiras.

Viva o nosso Concelho, viva o civismo, a responsabilidade, a moderação, a paz e amor. Ingredientes indispensáveis para uma boa sopa ou melhor uma boa cachupada de convívio e realizações de eventos como o caso do nosso festival. Oxalá que no próximo Ano haja mais e melhor e que tenhamos sobretudo tatuados na mente e no coração todos estes ingredientes.
Assis Tavares

Citoyen du monde.

segunda-feira, julho 19, 2010

ACTIVIDADES PROPOSTAS PELA APHDESC PARA ESTE VERÃO EM SANTA CRUZ

A ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO HUMANA E DESENVOLVIMENTIO DE SANTA CRUZ-APHDESC, uma Associação não governamental, sem fins lucrativos, criada recentemente em Portugal, com o objectivo de servir de ponte, entre os naturais do Concelho e instituições Nacionais e Internacionais, com o intuito de defender os interesses deste Concelho e dos Santa-cruzenses em geral, pretende que este Verão seja diferente, para os jovens deste Concelho e para todos aqueles que resolverem fazer-nos uma visita nesta época do Ano, aproveitando ainda a estadia no Concelho de dezenas de Jovens Estudantes e Emigrantes, que estudam e trabalham na Europa, particularmente França e Portugal, pretendemos realizar um conjunto de actividades no sentido de ocupar o tempo livre dos jovens de uma forma saudável e tirar o máximo proveito das férias.

Pensamos em parceria com as Instituições do Concelho e não só, particularmente, os centros de Juventude, Câmara Municipal, Instituições não Governamentais, realizar um conjunto de actividades tais como:

1. Limpeza de praias e areal
2. Organização de torneios de Futebol de Praia, Andebol e Voleibol
3. Organização de um Workshop que poderá ser intitulado SANTA CRUZ CIDADE 2010- UM FUTURO PARA SANTA CRUZ.
4. Organização de uma tarde cultural em que os fundos se reverterão a favor da casa Manuela Ilguer, em que participarão artistas oriundos do Concelho e não só, bem como grupos de teatro, dança, poesias e.t.c.
5. Colaborar com a Câmara Municipal na organização de um encontro entre os Emigrantes, Estudantes e os Agentes Económicos/Instituições do Concelho e não só, nomeadamente, Câmara Municipal, Instituições Bancárias, TACV- Cabo Verde Airlines, Representantes do Ministério das Comunidades, Alfândega, e.t.c; Neste encontro, os Emigrantes ficariam a conhecer as oportunidades de investimento em Cabo Verde e no Concelho em particular, entre outras coisas.
6. Palestras com temas variados destinados aos Jovens e não só, versando temas como sexualidade, doenças transmissíveis, drogas, consumo de estupefacientes, saneamento público, e.t.c.
7. Visita a várias localidades do Concelhos com agentes Culturais e encontros com Grupos locais e ouvir as suas necessidades, assim identificaremos as dificuldades e serão mais fáceis solucioná-los.

Ciente de que esta será uma árdua tarefa, esperemos a colaboração e disponibilidade de todos.
Queremos mais e melhor Santa Cruz, porque o nosso lema continua a ser SANTA CRUZ ACIMA DE TUDO.

NOTA: A realização das actividades acima propostas, estão relacionados a vários factores, pelo que a sua realização não estão ainda totalmente garantidas.

A Direcção da APHDESC

Mário Sanches
Carlos Vieira Garcia

quinta-feira, julho 15, 2010

PALESTRA NO PAÇOS DO CONCELHO DE SANTA CRUZ

Caros Santacruzences

Da Câmara Municpal de Santa Cruz, particularmente do seu Presisdente Orlando Sanches, recebemos um comunicado/convite que passamos a divulgar:

É convidado de honra para assistir amanhã, dia 16, pelas 18 horas, nos Paços do Concelho de Santa Cruz:
Uma Palestra animada pela Dra Maria da Cruz Pires, sobre a "Historia da Vila de Pedra Badejo";
Exposição de Quadros da Pintora santa-cruzense NELA BARBOSA

Pelas 21 horas é igualmente convidado ao Festival da Música de Areia Grande

Falta é simplesmente Perder. Traga consigo todos os seus amigos e familiares.

Abraço a todos

Mário Sanches

quarta-feira, julho 14, 2010

A JUVENTUDE COMO PILAR DO DESENVOLVIMENTO DE SANTA CRUZ

Em primeiro lugar queria desejar boa viagem a todos que vão para terra de Nha Nacia Gomi e de Katxas, passar festividades de Nhu Santiago Maior. Tambem agradecer a Câmara Municipal, Centro de Juventude, Ministra da Juventude e Davide Hopffer Almada, pelo apoio de transporte que irá buscar os emigrantes no aeroporto no dia 9,12,15,16,17 e 23 de julho.

A juventude é o pilar do desenvolvimento do nosso concelho, temos que lhes garantir um espaço onde eles possam desenvolver as suas capacidades e darem os seus contributos, principalmente para aqueles jovens que estão a frequentar o Ensino Superior e Técnico Profissional dentro e fora do país, qualificando a mão-de-obra, de modo a terem mais capacidades de actuação para poder servir melhor a nossa linda e bela futura Cidade Pedra Badejo.
Durante muito tempo a juventude contribui para o crescimento de Santa Cruz, e hoje mais do que nunca os nossos jovens precisam de mais confiança, trabalho, temos crescido muito a nível do associativismo, isto é prova da força da juventude, esses jovens que ocupam os seus tempos livres a trabalhar voluntariamente para o desenvolvimento do concelho, estes jovens que em vez de estarem na escola, nas bibliotecas a estudar estão na rua a tentar fazer algo para melhorar condições de vida das crianças, dos idosos, dos deficientes e das mães solteiras e muito mais, estes jovens precisam de ser tratado de uma outra forma, temos que lhes dar uma outra atenção porque todos nos temos direito de ser feliz, estes jovens precisam estudar, necessitam de emprego para poderem levar alegria para os seus filhos, o que eles fazem é algo de transcendente.

Não podemos esquecer de quem nos ajuda, de jovens promissores, porque eles são termómetro do nosso desempenho, a juventude é uma camada sensível que precisa de ser acarinhada e valorizada.
A juventude é a luz que faz nascer a força, que inspira o progresso, a nossa juventude precisa ser mais empreendedores, precisamos confiar em nós próprios temos que sonhar com pés firmes na terra, só assim concretizaremos os nossos sonhos em realidade.
Temos muitos problemas como por exemplo da droga, álcool, vandalismo, delinquência juvenil, mais mesmo assim somos fortes e precisamos de mudar. A população não pode nos descriminar pelo facto de errarmos ou escolhermos caminhos controvérsias, mais sim a nossa comunidade devia nos dar atenção, carinho, amor e nos compreender, porque muitas das vezes ignorar um jovem viciado poderá ser fatal para o seu agravamento.
Temos todos que unir para tratar desses flagelos, principalmente da Sida que nos afligi, temos que dar esses jovens a oportunidade de corrigir os seus erros, porque não há ninguém nesse mundo que por mais que si diz que é severo e recto que um dia não tenha cometido um erro, ou até omitindo uma conduta desumana, todos nos erramos, todos nos temos o direito a uma segunda oportunidade, por isso que voz peço não ignore um jovem que por exemplo saio recentemente de cadeia, acabando de cumprir a sua pena, esses jovens precisam do vosso carinho e amor para poder reintegrar si na sociedade, não é com a discriminação que resolvemos esses problemas, mais sim com união e humildade.
Para aqueles jovens que abandonam a escola, por falta de apoio económico, familiar, influências sociais, mãos tratos, peço a Deus que voz dêem coragem para lutar e ser feliz de uma outra forma, seguindo caminho do bem e da unidade, o mesmo peço aos familiares a sociedade que abracem estes jovens porque precisam de carinho precisam de uma atenção redobrada, para não cairem nos caminhos da droga e do vandalismo.
Para aqueles jovens que têm todo o apoio, familiar, económico e social, que sejam mais humildes para com aqueles jovens que não tiveram a mesma sorte e oportunidade do que a vossa, porque o vosso saber, só terá efeito si souberem transmitir o conhecimento com humildade e união, respeitando todos aqueles que não tiveram o mesmo privilégio.
O nosso concelho é um concelho jovem próspero, mais precisa de mais união e humildade, temos que dar mais atenção aos nossos jovens, porque eles precisam de ter emprego, biblioteca, mais centros de lazer, e oportunidade de expor as suas capacidades, só assim teremos uma futura Cidade Pedra Padejo, cheio de paz, amor e tranquilidade, onde vamos atrair mais investimentos externos que traduzirá em mais emprego para a nossa juventude.
Não deixo de agradecer a Câmara Municipal de Santa Cruz, pelo trabalho que tem feito em prol da juventude com poucos recurso que têm, só vou dar apenas um exemplo que me fez sentir muito feliz, que é a construção da casa para rapazes de rua ou aqueles que correm o risco de irem para rua, também ao Centro Iniciativa Juvenil Katxas, Centro Iniciativa Juvenil, em particular ao Manuel Barreto e Sabino Tavares, e todas as instituições Púbicas, Privadas e Associações Juvenis, que actuam no campo social juvenil. Peço voz que continuem porque a nossa juventude é o pilar do nosso crescimento e desenvolvimento.
A juventude precisam de voz, mantém todos unidos porque a união faz a força, e a juventude tornará essa força na paz social, colocarão a nossa futura, linda e bela Cidade na moda na mapa das cidades com jovens mais prospero e empreendedores do mundo.
Agradeço ao Senhor Mário Sanches pela oportunidade de publicar esse artigo neste blogue, e lhe agradecer pelo esforço que tem feito pela nossa juventude na diáspora, e lhe dizer que estamos juntos nessa luta para um Santa Cruz maior e melhor, com jovens prósperos e humildes capazes de fazer crescer a nossa unidade, para finalizar peço que investem na juventude que dêem aos jovens oportunidades que eles merecem, porque eles são termómetros da nossa acção e desempenho.

gmcardoso1@hotmail.com
GILSON CARDOSO


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs