segunda-feira, outubro 10, 2011

IVALDINO DE ASSIS MENDES TAVARES: VOTOS PERPÉTUAS E ORDENAÇÃO DIACONAL


O MEU TESTEMUNHO

Pelos caminhos que até agora andei, e vários são eles, encontrei coisas, muitas coisas. Em tempos, ainda na minha infância, conheci uma pessoa humilde, calma, simpática, inteligente…em fim, um amor de pessoa. Em tempos, conheci Ivaldino de Assis Mendes Tavares, ou simplesmente, Assis.
Começamos juntos a escola primária, crescemos juntos, partilhamos os nossos humildes conhecimentos e desde aí, começamos a abrir o caminho que nos permitiria o acesso à Felicidade. Naquela altura, víamos a Felicidade como algo a atingir, um objectivo a alcançar e um sonho a ser realizado. Não foi, de todo, um mau princípio. Era preciso que assim fosse, para que pudéssemos encontrar outras respostas importantes para as escolhas que, mais a frente teríamos que fazer.
E assim aconteceu. Assis fez uma escolha e a fez em consciência. Que eu saiba, ele nunca deu um passo em falso. Sempre fez escolhas inteligentes, seja em que circunstâncias fossem. Nunca hesitou e procurou sempre por um comportamento assertivo.
A voz da sua vocação e a força da sua fé falou alto, bem alto. E mais do que isso, acreditou. Acreditou que era possível e partiu.

Numa sociedade moderna, condicionada (diria até condenada), desde há muito, a obedecer as regras pré-estabelecidas, dei por mim a pensar e a perguntar a mim próprio: será que ele vai seguir esta caminhada até ao fim? Não que tivesse dúvidas da sua personalidade, nem tão pouco da verdade existente no seu ser. Nunca me deu motivos para isso. Partimos para Lisboa na mesma altura - com um mês de diferença - e lá convivemos durante dois anos. De seguida partiu para Brasil. Entre Lisboa e Amazónia há uma distância enorme. Mas esta distância nunca incomodou a relação de profunda amizade que existe entre nós. O contacto era menos, é verdade, mas do pouco que era possível, sempre foi de alivio e de reforço de um laço que, há muito, começou a ser trabalhado. Passaram longos anos sem contacto físico. Até que em 2010, a vida nos permitiu um reencontro, desta vez, em Paris. Um reencontro curto, mas significativo e feliz.

Nesta fase, já ele andara a passos largos do objectivo que lhe se apresentava cada vez próximo. Vi-o feliz e ansioso. A Fé, a sua Fé, já o fizera sentir outro homem, um homem dedicado à Deus, e em nome deste, aos Homens.

Se vasculho a minha gaveta mental à procura, em minhas lembranças dos que me deixaram um sabor infindável de alegria, se faço balanço dos momentos e das experiências partilhadas, sempre me encontro com aquele que deixou em mim a imagem de um homem fiel aos seus princípios e à sua Fé, que nunca virou cara à luta e que sempre viveu a sua vida com entusiasmo e coragem e acreditou que todo o desafio possível que a vida lhe apresentava, tratava – se apenas e tão só, de mais um convite à luta que tem que enfrentar com determinação e vontade de tentar construir algo novo e melhor.

O primeiro passo – o grande passo – está dado. Há, no entanto, um longo caminho, ainda, a percorrer. A sua fé, que o trouxe até aqui e que o permitiu conquistar a sabedoria do viver e de conviver, há de o levar ainda mais longe. Que este grande acontecimento na vida dele, venha a ser uma janela aberta para o mundo que lhe permite percorrer esse mesmo mundo com o espírito aberto que sempre o caracterizou, com sorriso no rosto, acompanhado das estrelas e das luzes que acendem e brilham, com presença constante e permanente do Todo-poderoso, em fim, uma janela que lhe permite percorrer um caminho onde cada gesto, cada palavra, cada acção e cada passo, venha a ser um momento de magia, de júbilo e de graça.

Meu caro amigo e irmão Assis. A vida é feita de muitas coisas... umas simples, outras nem por isso. Umas pequenas e outras grandes. Umas complicadas e outras menos. Mas são coisas com que deparamos no nosso dia-a-dia e, claro, ao longo da nossa vida e dos caminhos que escolhemos. A cada dia que nasce somos confrontados com diferentes situações. Umas vezes, desequilibramos e caímos. Outras vezes, sem dar chance ao equilíbrio, aguentamos e seguimos a caminhada firme e convicto, usando da força que nasce e que vibra nas profundezas da verdade do nosso ser. Isto nos permite desbravar o caminho que nos leva ao encontro e conhecimento de nós mesmos, até então desconhecida. Diante do apagão da luz do mundo, faz com que acenda a luz do teu pastor (Jesus Cristo) e a luz da tua Fé. Está em cada um de nós, saber escolher os caminhos certos. Tu tens a sorte e o mérito – acredito eu – de ter encontrado o teu caminho, que espero, sinceramente, do fundo do meu humilde ser, te levar à glória da vida.
Que deus te abençoe sempre meu caro, que a Luz da esperança – que também é luz de Cristo – brilhe sempre o teu caminho, para que a tua caminhada seja suave, longa, santa e vitoriosa.

Santa Cruz está feliz com o teu progresso
Santa Cruz vibra com a tua caminhada
Santa Cruz orgulha do teu sucesso
Santa Cruz acredita na tua Fé e na tua sabedoria
Santa Cruz e toda a sua comunidade cristã espera por te Assis
Um Abraço Fraterno
Nelcido Barros



Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs