segunda-feira, fevereiro 28, 2011

A QUALIFICAÇÃO DA CIDADE DE PEDRA BADEJO

A Qualificação da Cidade Pedra Badejo

Para falar da cidade Pedra Badejo, queria agradecer os protagonistas que sempre defenderam e lutaram para Santa Cruz ganhasse o Estatuto de Cidade.

O ano 2010, foi marcado como o ano das cidades, e como não podemos fugir a regra também ganhemos o estatuto de cidade, deste modo não podemos ficar parados.
Temos que dar passos significativos para podermos qualificar a nossa cidade, de modo a construirmos uma cidade coesa, segura e credível.

Para falar da qualificação da Cidade Pedra Badejo queria ressalvar alguns pilares que
seriam fundamentais para a qualificação da Cidade Pedra Badejo:
Educação, Descentralização Administrativa, Saúde, Segurança e a Juventude.

Começando pela Educação, como sabemos temos uma cidade jovem, que precisa de ser trabalhada, para que possam ter uma boa integração na sociedade, para isso temos que fazer um trabalho a nível da educação muito bem organizada e bem estruturada.
Começando pela criação de uma biblioteca rica em manuais onde os nossos jovens possam navegar no mundo dos conhecimentos e também uma média teca, onde possam entrar em contacto com o mundo e pesquisar sobre o mundo novo.

Ainda temos que descentralizar o nosso ensino Secundário ou seja, para a Escola Secundaria Alfredo da Cruz Silva, lecionava o 2º e o 3º ciclo. Com isto queria dizer que precisamos de pelo menos de mais duas Escolas Secundarias, uma na zona Norte e outra na zona Sul, mais precisamente uma no Cancelo e uma outra na Achada Fazenda, justificaria pelo facto do crescimento da população, pela minimização dos custos que os Pais teriam que suportar com a vinda dos seus filhos ao centro estudar o 1º ciclo, fazia uma poupança em questão de transporte, alimentação e reforçava na questão de material escolar para os seus filhos que estão no 2º e 3º ciclo, por ultimo porque criava mais postos de trabalho para os nossos jovens quadros.

No que toca a questão da Descentralização Administrativa, diria o seguinte, a burocracia é uma barreira que condiciona o desenvolvimento de uma cidade, tendo a zona Norte, Sul e Centro, penso que sairemos a ganhar si descentralizarmos a nossa administração, porque tendo o Cancelo e Achada Fazenda, um Administrador ao modo dos Presidentes das Juntas de Freguesias, com poderes próprios, com projectos próprios, com Estatutos próprios, a população não teria a necessidade de se deslocar ao centro para tirar um atestado de pobreza, de residência, uma licença de construção e não só, tenho a noção que tudo isso pode ser questionado quanto a sua legalidade e eficácia, mais penso que com tempo o legislador Administrativo ira fazer um estudo aprofundado e verá que há necessidade de descentralizar a administração das autarquias locais.

Para a questão de Saúde diria que há necessidade de termos um posto de saúde na zona Norte e uma outra na Zona Sul, com o objectivo de prestar os primeiros socorros, para os curativos, e para planeamento familiar, digo isto porque as vezes há casos em que os doentes deixam de fazer o curativo, porque não tem dinheiro de transporte, as raparigas não fazem o seu planeamento familiar, porque não tem dinheiro para virem ao centro da cidade, o mais grave é para aqueles casos em que as pessoas precisam dos primeiros socorros, que por questão de transporte ou por questão de distância acabam por perderem as suas vidas por não terem recebidos os primeiros cuidados á tempo, poderia dar vários exemplos das dificuldades dos doentes mais não faria grande sentido, penso que é Urgente tal e qual o serviço de Urgência a criação dos postos de saúde nestes dois pontos da cidade.

Uma das questões que mais me preocupa é a questão da Segurança, é certo que Santa Cruz de hoje não é como daquele tempo de grandes tenções, hoje temos uma cidade mais calma, mais ainda é preciso fazer muito para que possamos atrair investimentos externos de modo a criar mais emprego para os nossos jovens.
Também defendo que há uma grande necessidade de criação de mais dois postos de Polícia, uma na zona Norte e uma outra na Zona Sul, ou, por alternativa daquele que há na ilha da Boa Vista, um posto móvel, mais teria algum receio quanto a sua eficácia. Temos que ter guardas municipais para as questões do cumprimento da postura municipal e organização dos pequenos comércios, precisamos de um policiamento de proximidade para que a nossa cidade seja uma cidade tranquila onde as pessoas possam circular livremente sem medo de serem atacados na rua e não sofrerem lesão aos seus patrimónios. Penso que se conseguirmos isso estaremos a dar grandes passos para a criação de um bom ambiente de negocio e de paz social.

Por ultimo temos a Juventude, para mim a juventude é o pilar do desenvolvimento da nossa cidade, si queremos ter uma cidade, prospera e coesa, teremos que fazer uma aposta fortemente na juventude, criando no seio da juventude o espírito de jovens empreendedores, dinamizar a cultura e o desporto, de modo que os jovens possam ocupar os seus tempos livres, apoiar lhes nos seus projectos, orientando - lhes nos seus planos, só assim teremos uma cidade com jovens felizes, capazes de enfrentar os seus desafios, com menos álcool, droga e outros flagelos que tem afligido a nossa juventude durante alguns tempos, temos que acender uma luz lá no fundo do túnel para àqueles jovens que seguiram o caminho dos flagelos e lhes fazer sentir que são úteis para o desenvolvimento da nossa cidade.

Só podemos ter uma cidade com qualidade, se todos nos unirmos e continuarmos juntos a trabalhar para que o ser prevaleça sobre o ter, para que a felicidade das nossas crianças prevaleça sobre as tristezas dos nossos idosos e que estas tristezas seja o nosso desafio em enfrentarmos a vida com amor e respeito para com os nossos irmãos. em fim todo esse processo depende do esforço de cada um de nós porque todos nós somos um cidadão da cidade.

Agradeço o senhor Mário Sanches pela oportunidade de publicar esse artigo neste blogue e lhe felicitar pelo excelente trabalho que tem feito pela nossa juventude.


24/02/2011
Gilson Cardoso
Gmcardoso1@hotmail.com

2 comentários:

Janilson Cardoso disse...

E' bom odja jovem ku ideias novos, ambicao, vontade de trabadja e de executa projectos. Continua sempre si pamodi ta sirbi de exemplo e icentivo pa otus...
Em relacom a texto, sta bem feto, mas na nha opinion, alem de (ou antes de) fazi otus centros de saudes/hospitais e escolas, sima dja bu referi (inclusive ku bons razoes), devia investiba na kel ki dja existe ku midjor equipamentos, profissionais qualificados, competentes e principalmente responsaveis, etc etc.
Grande abraco,
Janilson Cardoso

gilson cardoso disse...

brigado, são questões pertinentes e muitos importantes, que precisa de uma grande atenção, mais com tempo vamos chegar la.


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs