quinta-feira, maio 24, 2007

CONCEBIDO POR WALTER TAVARES- DÉ

O SIMBOLO DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ
No âmbito do projecto Santa Cruz Iterativo, projecto este que tem como objectivo principal reunir os Santa-cruzenses no País e no Mundo, tendo como ponto de união um espaço virtual, onde possamos encontrar-nos, falar com os conterrâneos, debater questões relacionadas com o Município, dar sugestões sobre este ou aquele projecto, acima de tudo confraternizarmos, contribuindo assim para maior proximidade entre os naturais e amigos de Santa Cruz em prol do desenvolvimento deste Concelho. Neste âmbito era importante que tivéssemos algo que nos identificasse, algo que nos representasse junto das Instituições, e que nos ajudasse a promover o nosso Concelho, É então que aparece este Filho de Santa Cruz, Walter Tavares, que decide dar um apoio fundamental ao conceber este símbolo, símbolo esse que destaca duas cores fundamentais, o azul do nosso Mar e o Verde da nossa Paisagem, que agora com a barragem de poilão, mais verde ficará. Um símbolo pensado ao pormenor onde o criador não esqueceu o Concelho agrícola e piscatória, destacando as nossas bananeiras, mas sem contudo esquecer o nosso ponto de referência, um local histórico para os Santa-cruzenses, um dos pontos mais visitados deste Concelho, a esplanada Falucho, onde se situa também o nosso farol, o horizonte dos nossos pescadores, se me permitem, pode se mesmo dizer que é a estrela do oriente dos nossos Homens do Mar, pessoas por quem pessoalmente tenho uma enorme admiração e respeito. Vendo isto podemo-nos dizer mesmo, que temos orgulho em pertencer este Concelho, ajudemos a melhorá-la.


É de realçar que você está convidado a dar a sua opinião sobre este simbolo, propondo alterações no sentido de torná-la ainda mais perfeita!


Participe neste projecto, destinado a todos os Santa-cruzences e amigos de Santa Cruz, dé as suas sugestões, o seu Concelho agradece!
Mário Sanches

4 comentários:

Anónimo disse...

Antes de tudo, queria congratular o Dê por ter sugerido este Símbolo como representante de todos os Santacruzenses. No entanto, discordo de algumas opções tomadas para a construção do mesmo: a primeira discordância tem que ver com a existência da cor amarela, visto que não entendo o alcance do seu significado. E, a segunda, prende-se com "intercessões" de imagens, pois penso que o símbolo deveria ter uma só imagem, de forma a evitar a promiscuidade e a facilitar uma melhor memorização.

Anónimo disse...

Queria agradecer o meu caro colega Adilson Monteiro (Ady de Talvina), por ter comentado o Simbolo de Santa Cruz, criticando-o e dando sugestões para o seu melhoramento nos seus mais diversos pontos. Respondendo a questão do meu caro colega sobre a existência da cor amarela no simbolo proposto, é que a cor amarela segundo todos nós sabemos é uma cor que constrói confiânça, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas. O Amarelo simboliza a criatividade, as ideias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Todas essas qualidades são qualidades e atributos dos santacruzences. O povo santacruzence merece o nosso respeito , a nossa atenção, um espaço, uma representação no nosso simbolo, nos olhos de todos os caboverdianos .
É com criticas, dando sugestões para o seu melhoramento que o nosso concelho vai desenvolver, mais uma vez muito obrigado meu caro colega Adilson Monteiro (Ady de Talvina).
Santacruzences critiquem, dê a sua opinião ou sugestões para o melhoramento do simbolo proposto para representar o santacruz. Santa cruz presisa muito de Si, do seu contributo. Não tenha medo, mostre q ainda não es um filho perdido por Santacruz...
Um Grande abraço a todos os santacruzences e Amantes desse concelho Maravilhoso .

Anónimo disse...

Bravo! Bravo!
A criação do Walter no mínimo genial. Não que não pode ser ainda melhorada; mas sim no sentido de ser o primeiro a propor tal feito. Estamos perante uma proposta muito interessante que pode muito bem dar asas a Santa Cruz.
Nos dias que corre, quase tudo vale pela imagem que apresenta e Santa Cruz não podia fugir à regra. Bem que muitas vezes não ligamos este pormenores mas elas contam e de que maneira.

Se o walter me permite, sugeria que experimentasse encaixar a imagem central dentro de um circulo (globo) cujo a parte superior teria a cor amarela com um ligeiro bordado branco a curvar por cima onde poderia destacar o nome o município e a parte inferior ficaria azulado. Assim ficaria com todas as cores iniciais dispostas de uma outra maneira e o logótipo teria um contorno mais usual e ficaria mais pequeno por sinal.
Baessa Barros
Original de São Domingos
http://santiagotur.blogspot.com

Anónimo disse...

Antes de tudo quero agradecer ao Mário, pela excelênte ideia de criar este site com as informações contidas neste e ao Walter pelo óptimo trabalho que fez por ter realizado o símbolo que desígne o nosso concelho.

Também tenho uma crítica a fazer que descrevo em baixo.

Eu acho que o símbolo esta muito bem feito à excepção da cor verde que se encontra nele porque axo k o nosso concelho tem mais a ver com as cores exóticas e quentes o que lhe dê um sabor tropical. Por esta mesma razão é que acho que o verde não fica bem no símbolo.

A outra discordia é a imagem que preenche o espaço que se encontra no meio do símbolo, na minha opinião esse espaço deveria ser preenchido por uma imagem, ou algum monumento que fosse o orgulho, a força, e o poder que consegue erguer o povo santacruzense.

Apesar destes o trabalho desempenhado por vós está muito bom e eu continuo a apostar em vocês, por isso continuem a dar nos notícias.

Beijos para todos e continuação de um óptimo trabalho:


Cristina Carvalho

_/CC


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs