sexta-feira, junho 01, 2007

SANTA CRUZ CRUZ CASAS PARA MENINOS DE RUA


Caros Santa-cruzences é com imensa satisfação, como filho de Santa Cruz que li esta noticia no jornal online Visaonews(ler na integra em baixo), pois sendo hoje o dia 1 de Junho, a alegria ainda é maior e constitui um presente para os Meninos Carenciados do Concelho. Este projecto irá certamente contribuir para uma melhoria significativa do nivel de vida da classe mais desfavorecida do Concelho e consequentemente melhor formação e capacitação dos nossos Adolescentes.
"O concelho de Santa Cruz, no interior de Santiago, vai passar a dispor, dentro de alguns meses, de duas casas para acolher crianças de e na rua, noticiou a Rádio Comercial citando a agência Inforpress.
Segundo a Inforpress, a iniciativa é da edilidade santa-cruzense, em parceria com a Associação Missionária Solidária (ONG italiana dos padres capuchinhos), que financia o projecto, disponibilizando, numa primeira fase, 300 mil euros (cerca de 33 mil contos).
O vereador Emílio Sanches adiantou, nesta quinta-feira, à Inforpress, que o projecto já se encontra “bastante avançado”, estando a ser analisado pelos parceiros.
Para o efeito, encontra-se desde semana passada, em Santa Cruz, o padre capuchinho Octávio Fasano (residente na ilha do Fogo) e uma delegação italiana, com o objectivo, também, de visitar o local de construção das referidas infra-estruturas de carácter social. Numa primeira fase, além de serem acolhidas crianças que estão na rua e as que vivem na rua serão, também, abrigadas as mães. Para a presidente do Instituto Cabo-verdiano de Criança e Adolescente (ICCA), Marilena Baessa, esta é uma “excelente iniciativa”, tendo em conta que Santa Cruz é um concelho do interior de Santiago “mais problemático” em relação a questão de crianças em situação de risco e auto-risco, de grande vulnerabilidade.
Por isso, na véspera do Dia Internacional das Crianças, a presidente do ICCA deixou um apelo as câmaras municipais no sentido de seguirem o exemplo e mobilizarem recursos em prol da protecção dos mais pequenos.
Sabe-se que a Associação Missionária Solidária já se disponibilizou em assinar um protocolo, no âmbito do qual porá a disposição do Centro os seus técnicos.
A ONG italiana, deverá, inclusive, passar a ter ali uma estrutura física para receber e tratar todas as denúncias de violação das crianças.
Além das casas de acolhimento a serem construídas nas localidades de Ponta de Achada e Achada Fátima (em Pedra Badejo), do projecto consta, ainda, a capacitação de sete técnicos que irão frequentar formação na Universidade."
Estão de parabens todos aqueles que deram asus a este projecto, mas estão de parabens sobretudo as nossas Crianças que verão nesta iniciativa a possibilidade de ter um crescimento digno, que permita enfrentar de uma forma sustentada os desafios futuros.
Mário Sanches

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs