domingo, julho 22, 2007

25 Julho – Festa Nhô Santiago Maior – Santa Cruz

25 de Julho dia do Município de Santa Cruz , um dia dedicado a todos os Santa-cruzenses, pelos seus esforços, dedicação e amor ao concelho do qual fazem parte.

A época festiva tem o início sempre nos meados do mês de Julho, com a organização da câmara Municipal do concelho, com responsabilidade de organizar eventos, programas considerados aliciantes, para celebrar da melhor forma a época festiva em honra ao Padroeiro “Nhô Santiago”.

Devido a uma boa organização e programas aliciantes, santa cruz durante esses dias festas é um dos concelhos mais visitados de cabo verde, atrai milhares de pessoas de todo o “canto” de cabo verde, também atrai imigrantes cabo-verdianos de todas as partes de mundo, isto é, 25 de Julho – festa de Nhô Santiago, relata a grandeza do concelho Santa Cruz, a Grandeza dos Santa-cruzenses como uma Nação unida, acolhedora e com espírito de paz.

Reza da historia Sagrada que São Tiago foi um dos três apóstolos mais próximos de Jesus Cristo. Segundo o Novo Testamento, ele era filho de Zebedeu e Salomé, irmão de apóstolo São João Evangelista, por isso o dia 25 de Julho é celebrado uma Missa solene em honra ao “Nhô Santiago”, atraindo milhares de fiéis de todo o lado.

Um dos programas mais aliciantes, organizados pela câmara de santa cruz, que atrai milhares de pessoas ao concelho de Santa Cruz para a comemoração da festa Nhô Santiago é o festival da Praia Areia Grande, que se estende normalmente por dois dias (sexta e sábado), onde mais de uma dezena de artistas e conjuntos, residentes e da diáspora, vão animar as duas noites de espectáculos. Este ano, o festival da musica tradicional, promovido pelo município de Santa Cruz, em homenagem ao histórico conjunto Bulimundo. “Um dos maiores e o Melhor cartaz do verão”, cumprindo o feito de levar às terras da bananeira os “forasteiros” de todos os cantos de Santiago e de Cabo Verde, como é habito este evento atrai milhares de pessoas, de todo o canto, como todos nós já sabemos o Nhô Santiago Maior é assim.

O Espectáculo deste festival prossegue pela noite dentro com grandes nomes do funaná e do finaçon, como são os casos de Bulimundo (que um dos seus fundadores é o filho de Santa Cruz, o Lendário Kacthás), e dos irmãos Zeca e Zezé de Nha Reinalda, reunindo, assim, no mesmo palco alguns dos melhores intérpretes do género funaná, no chão onde nasceu o que viria a ser o ícone deste género musical do interior de Santiago.

Grandes Dias de Festas, grandes momentos a recordar desde os meados de Julho, prolongando assim até ao dia 25 de Julho, tudo para terminar em grande, depois da celebração da missa solene, o sagrado mistura – se com o profano para culminar numa grande “parodia”, num ambiente fantástico de festa, cheio de alegria, com muita paz, prolongando se pela noite dentro.

Nhô Santiago Abençoe a todos nesses dias de grande euforia


Walter Tavares

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs