terça-feira, fevereiro 16, 2010

O NOBRE RECURSO DE SANTA CRUZ


As pessoas são activos mais importantes de uma sociedade, por isso a educação hoje tornou-se num primeiro plano na economia do desenvolvimento de qualquer país, ou seja, ela faz parte da riqueza real das nações. Aliás, é preciso fazer um adequado investimento no capital humano, de modo a tirar o máximo proveito dessa preciosa riqueza que um país dispõe.
Pode-se verificar um crescente dinâmico no crescimento sócio económico do Concelho de Santa Cruz. Para poder escoltar essa dinâmica do crescimento, torna-se necessário e prioritária a qualificação, acompanhamento e segmento desses recursos humanos.
Passo a destacar algumas carências/oportunidades do Concelho em termos de formação profissional[1]. Para que o Concelho consiga acompanhar essa dinâmica de crescimento e continuar com a sua projecção é necessário abarcar algumas áreas de formação no domínio Técnico Profissionalizante pelo que, passo à destacá-las: Técnicos em diversos domínios (áreas) do Turismo; Técnicos em diversos domínios (áreas) de Construção Civil; Técnicos em diversos domínios (áreas) de Animação Social; Técnicos em diversos domínios (áreas) de prática de Agricultura moderna e a sua Conservação; Técnicos em diversos domínios (áreas) de Pescado moderno e a sua Conservação; Técnicos em diversos domínios (áreas) de Artesão; Técnico no domínio da Administração e Finanças; Técnico no domínio de Contabilidade & Gestão; Técnico no domínio de Gestão Comercial e Marketing; Técnicos no domínio de Mecânica & Electrónica;
Definitivamente, se o Concelho conseguir colmatar essas carências/lacunas em termos de formação profissionalizante, estará a trilhar um futuro risonho. Para que isso aconteça têm de passar necessariamente pela elaboração de um plano conjunto estratégico (instituição público, privado e ONG) de forma a dar acompanhamento, segmento, momentos e instrumentos de avaliação da leva dos estudantes que estão a frequentar formação técnico profissionalizante dentro e fora do país anos após anos. Acredito ainda que esses quadros técnicos estarão disponíveis para dar o seu contributo de forma incondicional na materializar desse grande ensejo do Concelho de Santa Cruz em tornar-se Cidade 2010 que requer um “djunta mão” de todos. Não obstante também estarão munidos de técnicas e know-how para fazer face aos novas desafios e exigências da nova cidade e os caminhos a serem desbravados.

Para Finalizar deixo os meus sinceros agradecimentos ao Mário Sanches, autor deste blog por me ter dado acolhimento nesse espaço e a todos filhos desse nobre Concelho/Cidade 2010.

Assina:
Celestino Ribeiro
ribeirocelta@yahoo.com.br

[1] Fonte memória de licenciatura: Resultado das entrevistas e inquérito aplicados aos actores políticos, alunos e empresas (2007).

1 comentários:

GILSON CARDOSO disse...

penso que é uma boa visao para desenvolvermos o nosso concelho, temos que envistir na juventude, creando condiçoes para que possam ter acesso ao ensino proficionalizante, encentivar os jovens que estao na diaspora para regressarem ao concelho e engajar ao projecto e transmitir conhecimentos de modo em que possamos ter jovens capacitados e isso ira nos ajuda e muito no combate ao desemprego. so assim teremos uma sociedade justa e feliz.com mais emprego e mais oportunidades de emprego tanto no concelho como noutras ilhas dfe cabo verde.


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs