segunda-feira, março 01, 2010

OS ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DA CRUZ SILVA E DA OM, JÁ TEM OS PRÉMIOS(PORTÁTEIS), PARA OS MELHORES ALUNOS DO ANO LECTIVO 2009/2010

É com muita alegria que comunico a população de Santa Cruz que a Associação, Jovens Unidos de Santa Cruz (DJA KA DA), em cooperação com a Câmara Municipal de Santa Cruz, no âmbito do projecto, Um Ensino Moderno e Competitivo, acabamos de receber trêz portateis, financiado pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal, para premear os dois melhores alunos, uma da Escola Secundaria Alfredo da Cruz Silva e a Escola privada de OM. O nosso objectivo é transparente e credivel, desenvolvemos esse projecto, porque pensamos que os nossos alunos tem direito de estar em contacto com o mundo novo, moderno, competitivo, para que estudantes possam ter um meio de trabalho, um meio de estudo moderno adquado a adaptar as novas exegências do mundo novo.
Ainda tem mais queremos com esse projecto que estudantes, estudem, esforcem o máximo, para poderem não só ganhar um portátil mais sim também para terem uma boa média onde vão poder candidatar para Vagas e Bolsas de Estudos para o Ensino Superior Público.
Este projecto ja fez muitas familias felizes, desde 2008 é que estamos a premiar os melhores alunos com computadores. O nosso objectivo é alargar mais, queremos criar novos meios e conseguir novos premios, tenho a certeza que vamos conseguir outros prémios ambiciosos para os nossos Estudantes.

Na altura quando apresentamos o projecto em 2008, ninguém acreditava no nosso projecto, não publicaram o anuncio, não deram os alunos o conhecimento do concurso, mais mesmo assim lutamos e oferecemos dois computador em 2008, fiquei muito triste porque não publicaram o concurso deixaram no último dia do segundo trimestre do mesmo ano, quando a Câmara Municipal de Santa Cruz nos deu o computador, é que avisaram os alunos e aproveirtaram da situação para fazerem o discurso bonito. Isto não vai acontecer mais com a minha pessoa nem com a nossa Associação, porque quem não contribui para o progresso, crescimento, modernização da nossa Educação não merece estar no comando do nosso sistema de ensino, precisamos sim de mudar, de inovar mais sim para melhor e nunca para pior, não tornaremos sonhos em realidade dos nossos Estudantes na base da desconfiança das pessoas, mas sim o nosso Ensino ganhara muito, si unirmos si confiarmos mais nas pessoas que querem mudar, que querem inovar, que querem trabalhar por amor ao Santa Cruz e depois não fizemos aquilo para responsaveis do nosso ensino mais sim para alunos que merecem creditos pelos seus estudos.

Aproveito para agradecer a Embaixada de Cabo Verde em particular o senhor Embaixador, que tem estado incansavelmente a colaborar com a nossa Câmara Municipal, que durante todo o processo do financiamento do projecto, nos garantiu que este projecto é apenas o começo de uma longa viagem, e que estará sempre desponivel para o financiamento de outros projectos da Associação e da Câmara Municipal, como o exemplo a Comemoração da Cidade Pedra Badejo 2010 na Diaspora, onde a elaboração do projecto esta na fase terminal, tambem o Centro Cultural NHA NACIA GOMI , para Jovens de Cutélinho, tambem temos em processamento o projecto Colectania de poesia de jovens de Concelho de Santa Cruz, onde jovens que tem uma paixao em escrever a poesia, para denamizarmos o crescimento da nossa Cultura, tambem temos o Projecto uma Pesca com Segurança e com Qualidade, onde os nossos pescadores terao botes e motores e equipamentos onde possam navegar no alto mar, para irem buscar peixes e pagar as despesas dos estudos dos seus filhos, ainda no mesmo projecto temos equipamentos para a conserva de peixe e manter a qualidade dos peixes para peixeiras guardar os peixes e possam ter um rendimento para poderem levar alegria para a mesa dos seus familhares . São esses e os outros projectos que temos na Embaixada de Cabo Verde.

Peço a união de todos, porque apenas com a união é que vamos consiguir a concretização desses projectos, e estes projectos ira melhorar a vida dos nossos jovens.

Muito obrigado senhor Mario Sanches pela oportunidade de publicar este artigo neste blog comunicando os alunos do financiamento dos trêz portateis e mais uma vez estamos juntos por um Santa Cruz maior, melhor, moderno, com pessoas capazes que confiam nas pessoas, que dêm jovens oportunidades, e nao com responsaveis que criam barreira, constrangimento, que tentam limitar os nossos jovens há darem a contribuição para o desenvolvimento da nossa linda e bela cidade Pedra Badejo 2010.

GILSON CARDOSO

17 comentários:

Carlos Garcia disse...

Para finalisar, apesar das minhas críticas ilustradas, com fundamento e razão de ser, não posso deixar de agradecer a câmara municipal de santa cruz pelo patrocínio dos computadores e que esta excelente ideia continue de forma a dar cada vez mais incentivos aos nossos alunos a terem cada vez maiores aproveitamentos escolares e um espírito competitivo no bom sentido para no futuro vierem dar os seus contributos ao desenvolvimento do nosso concelho. Também devo refutar ainda aqui que devem ter um controle mais severo sobre esta associação por causa do que já ilustrei na epígrafe como forma a respeitar o fenómeno da justiça com dignidade e atribuir a cada um o que é seu. Penso que o ideal ou mesmo o mais correcto seria ao em vez de a câmara dar o computadores aos jovens(associação) que muitas vezes tendem a beneficiar a si próprios porque lhes falta a maturidade e t capacidade jurídica devem entregar a escola que está mais em contacto com os alunos e que está mais em condições de fazer critérios atributivos mais objectivo, mais coerente , mais imparciais e que atende a situação concreta de cada aluno sem beneficiar e prejudicar/discriminar ninguém.
Graças a este blog eu pude hoje extrair a minha preocupação e descontentamento com o ocorrido em 2008.Isto não pode voltar a acontecer mais num Estado que se quer de direito .Temos que criticar sem medo e sobre tudo falar a verdade (dói mas tem que ser dita).Muito obrigado!

Carlos Garcia disse...

não só os alunos que iam terminar o ensino secundário e os pais encaregados de educação ,o presidente da câmara ,o deputado eleito por Santa Cruz que na altura era Ministro da Justiça salvo erro etc etc. Por isso deixei passar no momento, digamos para não por termo ao ambiente que se vivia. Agora estou em Portugal a fazer o curso que sempre sonhei (direito)falo escusando-me das consequências Ficam a saber que roubaram ao Adoniz.Pena que ele ingénuo não podia fazer nada! O que estou fazendo agora é algo que muitas pessoas têm medo de fazer. Não devemos ter medo de denunciar qualquer acto que lese os interesses alheios porque esta é uma forma de combater as injustiças e as tentativas de fraudes. Eu fico triste por saber que em Santa Cruz anda a desenvolver-se no seio da juventude um espírito de oportunismo e falsidade o que poderá ter impactos negativos insuperáveis no futuro. Temos de combater isto muito cedo para não desembocar no futuro em situações de maiores crispações, insegurança, sacos azuis etc., por parte da administração Publica Estado como hoje temos vindo a ver que anda a aumentar no nosso pai.

Carlos Garcia disse...

Espero que agora haja justiça e que sejam atribuídos aos justos vencedores Começo este comentário com um comprimento a todos os participantes desde blog em especial também a todos os Santacruzences, tanto os da diáspora como os residentes no pais. Também devo dizer que é uma honra poder comentar um blog que está assente sobre tudo no processo de desenvolvimento do meu concelho, fornecendo, a nós que estamos na diáspora e mesmo os residentes no pais, todas informações e acontecimentos relevantes e que nos deixa a par de tudo o que passa ai no nosso querido concelho.
Agora, indo directamente ao assunto, devo dizer que estou muito contente e feliz pela iniciativa destes jovens que desde 2008 andam a pedir patrocínios a diferentes instituições (Câmara Municipal) para oferecem computador aos melhores alunos do ensino secundário publico e dar os meus parabéns agora ao alargamento destas atribuições de computadores ao ensino privado.

Carlos Garcia disse...

Eu senti obrigado a comentar este artigo porque sendo o pioneiro a receber um computador fruto desta iniciativa, tive que fincar os pés (digamos assim) para que alguém que publicou este artigo não roubasse o mesmo. Apesar de valorizar os esforços destes jovens pela iniciativa, não deixo de deixar aqui o meu descontentamento pelo ocorrido em 2008 quando eu era ainda aluno do ensino secundário naquela escola. E a minha crítica vai directamente a quem escreveu este artigo: quando foi afixado o anúncio em 2008 no segundo trimestre, foi afixado que os dois computadores, um era para ser entregue ao melhor aluno do segundo semestre do 12ºano de escolaridade, sendo o critério a melhor média, que eu viria a ter(18,25) e o outro ao melhor aluno da escola, ou seja, aqui englobava todas os ciclos sem excepção e o critério era quem obtivesse a melhor média do ano ,sendo irrelevante o nível em que estava o aluno e devo refutar que o justo vencedor foi o aluno Adoniz Nicolau filho de um vendedeira ambulante que vende em frente a escola já a muito tempo e que foi fortemente lesado. Este aluno e não só, como os outros que esforçaram ao longo do ano, foi fortemente injustiçado porque não viu o seu esforço a ser valorizado por causa de um acto de pouca vergonha de alguém que anda a publicar artigos em falar em “discurso bonito”.Agora eu te pergunto: o que é que o senhor anda a fazer aqui? vai enganar outras pessoas.O senhor anda a pedir patrocínios de computadores para ti mesmo e os seus camaradas, não para ser entregue aos melhores alunos.Quém ficou com aquele computaddor que era para ser entregue ao melhor aluno do ano? eu repondo:O teu grande camarada.Secalhar vocês partilham o computador neh?a maior falta de vergonha e de carácter foi a atribuição,aliás,o roubo de computador que aconteceu na serimonia de finalista de 2007-2008,sendo que quem recebeu não era o legitimo vencedor porque não tinha nem a melhor média do ano em que estava, pior ainda melhor média do ano,ou seja, não preenchia nenhum dos requisitos estabelecidos á partida. E ainda o senhor queria roubar a mim o computador que ganhei, dizendo-me,aliás,pressionando-me que tinha-mos de fazer teste de cultura geral, ou seja, o senhor ia fazer o teste e entregar a seu camarada que achavas que merecia. Fiquei com isto bem gravado meu caro amigo. Não penses que já esqueci. Esta foi um boa oportunidade que deixei escapar porque mesmo naquele dia eu podia perfeitamente vos desmascarar. Não queria digamos assim,”acabar” com o momento de alegria e emoção que se vivia naquela cerimonia porque estava presentes

Carlos Garcia disse...

não só os alunos que iam terminar o ensino secundário e os pais encaregados de educação ,o presidente da câmara ,o deputado eleito por Santa Cruz que na altura era Ministro da Justiça salvo erro etc etc. Por isso deixei passar no momento, digamos para não por termo ao ambiente que se vivia. Agora estou em Portugal a fazer o curso que sempre sonhei (direito)falo escusando-me das consequências Ficam a saber que roubaram ao Adoniz.Pena que ele ingénuo não podia fazer nada! O que estou fazendo agora é algo que muitas pessoas têm medo de fazer. Não devemos ter medo de denunciar qualquer acto que lese os interesses alheios porque esta é uma forma de combater as injustiças e as tentativas de fraudes. Eu fico triste por saber que em Santa Cruz anda a desenvolver-se no seio da juventude um espírito de oportunismo e falsidade o que poderá ter impactos negativos insuperáveis no futuro. Temos de combater isto muito cedo para não desembocar no futuro em situações de maiores crispações, insegurança, sacos azuis etc., por parte da administração Publica Estado como hoje temos vindo a ver que anda a aumentar no nosso pais.

Carlos Garcia disse...

Para finalisar, apesar das minhas críticas ilustradas, com fundamento e razão de ser, não posso deixar de agradecer a câmara municipal de santa cruz pelo patrocínio dos computadores e que esta excelente ideia continue de forma a dar cada vez mais incentivos aos nossos alunos a terem cada vez maiores aproveitamentos escolares e um espírito competitivo no bom sentido para no futuro vierem dar os seus contributos ao desenvolvimento do nosso concelho. Também devo refutar ainda aqui que devem ter um controle mais severo sobre esta associação por causa do que já ilustrei na epígrafe como forma a respeitar o fenómeno da justiça com dignidade e atribuir a cada um o que é seu. Penso que o ideal ou mesmo o mais correcto seria ao em vez de a câmara dar o computadores aos jovens(associação) que muitas vezes tendem a beneficiar a si próprios porque lhes falta a maturidade e t capacidade jurídica devem entregar a escola que está mais em contacto com os alunos e que está mais em condições de fazer critérios atributivos mais objectivo, mais coerente , mais imparciais e que atende a situação concreta de cada aluno sem beneficiar e prejudicar/discriminar ninguém.
Graças a este blog eu pude hoje extrair a minha preocupação e descontentamento com o ocorrido em 2008.Isto não pode voltar a acontecer mais num Estado que se quer de direito .Temos que criticar sem medo e sobre tudo falar a verdade (dói mas tem que ser dita).Muito obrigado!

Carlos Garcia disse...

caros leitores !desculpem pela forma como publiquei este comentario!as duas primeiras colunas foram eradamente pubilcadas(Como podem ver eu disse na primeira coluna para finalisar.nao é assim.foi um erro),ou seja,devem ler a partir da terceira(3)e seguir a sequencia.Fiz assim porque as letras ultrapassaram o limite de caracter permitido.Agradeço a compreenção!cpts!

Gilson Cardoso disse...

Caro amigo, muito obrigado pelo comentário e criticas, é legitimo as suas criticas, ilustrou bem quando disse que devemos expressar sem medo, mais esqueceu que o nosso direito termina onde começa os direitos fundamentais dos outros.
Só para responder as suas criticas, digo te que quem é responsável para os critérios é a Escola Secundaria, quem financia os computadores é a Câmara, e quem faz o projecto é a associação.
São entidades diferentes, e quem financiou os computadores achou que devíamos atribuir os computadores apenas aos alunos do 3º ciclo, ou seja apenas para os finalistas e que quem já tinha sido vencedor uma vez, que não podia beneficiar novamente do projecto por questões da utilidade e foi a escola que atribuiu o computador, nos fomos lá apenas para fazer a entrega do computador.
Quanto as questões da maturidade e da capacidade do homem é avaliado pelos homens e como senhor sabe os homens nem sempre são realistas, mais sim muitas das vezes agem com paixão não com a razão.

Anónimo disse...

Penso que antes de criticar, deveríamos estar bem informados e conscientes daquilo que estamos a criticar, si não ficaremos nos mãos lençóis, porque meu caro, criticar é a coisa mais fácil que há no mundo, porque criticar até uma criança ricem nascido sabe fazer e muito bem feito, logo quando ele nasce ele chora e muito, logo ele esta a manifestar – si de algo que não esta a lhe correr muito bem,a diferença que existe entre nós e essa criança é que temos a capacidade de exercício e nem sempre sabemos usar ou gozar dessa capacidade.
Penso que deveríamos ser mais realistas, porque em nenhum momento houve descriminação nem injustiça na atribuição dos computadores, mais sim humildade e transparência.
É claro por mais que tentamos satisfazer as pessoas, nunca conseguiremos convencer todas as pessoas, haverá sempre uma minoria muito restrita de pessoas que vão tentar criar tumulto, desconfiança no seio da comunidade.
Levantou questões de transparecia da associação, mais nunca agradeceu os jovens que estavam frente do processo e que lhe atribuiu o computador. Nem si quer para perguntar ou confrontar a associação do sucedido, ficou a fazer rumores e é claro não demos tréguas as criticas que de modo algum serviria para desenvolver o concelho.
Penso que deveríamos ser mais humildes e começarmos a respeitar as pessoas porque não conseguiremos atingir os nossos objectivos tentando faltar com o respeito as pessoas.
O senhor falou do estado de direito democrático, esqueceu si que nos estados democráticos, não devemos difamar as pessoas, devemos respeitar o bom nome, devemos agir com a boa fé, não devemos injuriar as pessoas, os direitos e liberdades e garantias par além de serem um direito constitucionalmente protegidos, também são penalmente responsabilizados.
Convido o senhor a fazer parte da associação de modo a conseguires mais computadores e ser mais justo assim como o senhor presumiu que é, Também para ser mais transparente e mais capacitado.
Obrigado pelas criticas, mais da próximo procure estar mais informado e vê si respeita as pessoas, o senhor é homem de direito e não lhe fica bem afirmar factos que não tenhas prova e nem conhecimento da causa.
Procure agir com a razão não com a paixão, só assim as suas criticas vincularão as pessoas.
desculpem o comentario, mais como o meu caro disse estmos num Estado de direito, tenho que defendender o bom nome da associação e dos membros que dela fazem parte.

Carlos Garcia disse...

FALEM A VERDADE! Caro amigo Gilsom, eu não esqueci que a minha liberdade termina onde começa a tua, tu é que provaste que não sabes o que significa isso. Leia bastante saberás um dia. E deixa de inventar coisas.Quém é que fez o anucio? Nao sabias que não se pode criar falsa expectativa nas pessoas? Andas a fazer direito meu caro amigo! Devias saber! Todos os alunos leram e esforçaram para conseguir! Achas justo isso? Estava algo no anúncio que dizia o que senhor acabou de ilustrar? Isto é crime! Vocés deviam responder civilmente meus camaradas. O anuncio era claro e prciso! Agora o que mudou foi o seguinte: Quém o senhor achou que iria vencer o computador infelizmente não consegui e os senhores entenderam por bem alterar o critério porque ele não podia ficar sem nada. A mim não enganam! O senhor anda a esquecer que onde encontrasses comigo me perguntavas qual seria a minha média final para saber qual o critério a inventar porque o teu amigo, alias vocês, tinham que ficar com qualquer coisa.Nao é justo pedir patrocínio e ficar sem nada neh! O senhor assistiu a cerimónia em que eu fui entregue o computador? Não! Mas o teu amigo estava ai! Pergunta-lhe como foi! Estava um representante da câmara, presença da direcção da escola e um membro da associação que me entregou e era numa cerimónia de quadro de honra! Como foi o vosso roubo de computador? Respondem! Deixem de estupidez e encarem a realidade. E para o teu saber eu não tenho paixão em avaliar as pessoas. Agora, quem atravessar no meu caminho para me prejudicar ai sim e mostro o que posso fazer nunca por paixão mas por necessidade e sempre com ética e razão. Eu respeito todas as pessoas porque isso foi a educação que eu tive e os meus pais me ensinaram a andar sempre recto (passo a Expressão), contentando sempre com o que Deus me deu. Nunca desejei algo que não me pertence. Esforço para conseguir mas nunca invejando os outros e se eu não conseguir paciência, um dia irei. Sou amigo do meu amigo. Os inimigos que vêm.

Carlos Garcia disse...

Agora ao anónimo: olha em primeiro lugar dá a cara assim pra saber com quem é que estou a falar porque não sou vidente.Nao tenha medo! Eu me responsabilizo pelo que eu falo. Ficar em má Agora quanto ao teu amigo “ Anónimo”, diz a ele para não ter medo de dar a cara. Para s lençóis eu? Meu amigo eu posso arcar com qualquer consequência porque não estou a inventar nada. São factos verídicos e os senhores sabem disso. Estamos num Estado livre e democrático. Ninguém me priva da minha liberdade de expressão. Concordo plenamente contigo quando dizes que a diferença entre nos e uma criança é que nos temos capacidade de gozo e exercício e muitas vezes não sabemos gozar dessa capacidade. Agora eu te repondo: uma criança em quanto não completar 18 anos não tem capacidade para reger a sua pessoa e os seus bens por isso tem um representante legal que normalmente são os seu pais, mas meu caro amigo há situações em que se atinge a maioridade mas mesmo assim nos falta a capacidade por sermos interditos ou inabilitados, como tais precisamos de alguém que nos rege, ou seja, conforme o caso, precisamos de um Tutor ou um curador. Vocês se calhar estão inabilitados porque não sabem o que falam e o que fazem, por isso precisam de um curador. Agora. Aconselho-te a procurar os significados das seguintes palavras: Realismo; discriminação; injustiça; humildade e transparência porque seja quem fores provaste que te são estranhas estas palavras! Usaste estas palavras apenas por paixão como disse o teu amigo. Eu não sou de criar tumultos, desconfiança no meu da comunidade, bem que eu podia fazer.

Carlos Garcia disse...

Eu eu não queria que me satisfasessem! Quém são vocês? Eu velo pela justiça e igualdade entre as pessoas o que não aconteceu. Eu agradeci a associação e acamara municipal na rádio comunitária voz de santa cruz no mesmo dia, conjuntamente com o director da escola na epoca, delegado da educação e outros alunos que foram também para quadro de honra numa entrevista conjunta sendo certo que o delegado e o director não ficaram muito tempo na entrevista. Agora, eu agradeci a associação no seu todo porque é assim que devemos ter contactos com uma pessoa colectiva mesmo aqueles que não tem estatuto. O que não fiz é agradecer cada um dos associados em particular, pior ainda os que tentaram me tirar o computador. Tenham vergonha na cara meus amigos. E fiquem a saber que vocês não me atribuíram o computador porque vocês não sabiam quem iria vencer e vocês não têm receitas próprias para financiarem computadores. Foi afixado o anúncio e era em abstracto, sem mencionando um aluno em concreto, para todos os alunos e venci porque tive a melhor média da escola naquele trimestre.Nao venham com esta estória de que me atribuíram o computador. Foi o meu esforço, a minha dedicação e sobre tudo muito estudo e garra que me deu este computador.invejosos! Eu não pretendo atingir os meus objectivos falando mal dos outros (não faço nunca). Mas sempre que puder condenar as injustiça faço e sem medo.
Te digo ainda que um Estado de direito democrático é um Estado que todas as suas vertentes estão vinculadas ao direito, por isso devemos velar pela prossecução dos nossos interesses mas respeitando os outros para que não haja conflitos. Cada um puxa pela sua sardinha mas temos que saber fazer isso para não haver crispações. Por isso temos a liberdade de falar, expressar, opinar (por isso que acrescentou-se a palavra democrático) sobre qualquer acto que contraria a lei. Os dlgs foram consagrados originariamente na constituição para proteger a esfera dos cidadãos face ao poder do Estado porque ele interferia demais na vida dos particulares, agora eu vos digo também que hoje ele serve para proteger os cidadãos de qualquer tendência a abuso de poder, de tirania etc.Estão na constituição para serem respeitadas não para serem citadas. Vocês é que deviam responder penalmente meus camaradas pelo roubo de 2008.Isso que é uma autêntica violação de direitos liberdades e garantia dos cidadãos. Abrem a constituição e leiam. Pena que muita gente ainda tem olhos tapados. Agora quanto ao teu convite, agradeço-lhe porque já tenho um computador, alias 2, e não me apetece roubar o que não me pertence e não gosto de estar num mundo totalmente diferente do meu que é um mundo da verdade e lealdade.ponhem os computadores num estoque para os vossos filhos.
O agradecimento não precisava. Podem ter a certeza que sempre que for oportuno e necessário eu critico (com fundamento e razão de ser) e prova é o que não me falta/ando sempre com elas!

E deixem de inventar mais coisas para que não tenhamos situações mais caricatas porque eu estou disposto em ir a onde for para defender os meus interesses e da comunidade. Tenham cuidado! Obrigado
Para finalizar aconselho-te ainda a ver o que significados das palavras: boa fé e injúrias. Se eu fosse vocês eu levaria aquele computador ao Adoniz para respeitar estas duas palavras.

Carlos Garcia disse...

Quanto a palavra difamação te digo que ela existe para ser usada quando é necessário.Nao tenho culpa se foi o caso.
Mas uma vez muito obrigado! Peço a todos os estudantes que estejam atentos para que isto não venha mais a acontecer! Como podem ver eu não sou capaz de inventar tudo isso!obrigado

Anónimo disse...

Meu caro, os crimes não são responsabilizados a nível do direito civil, mais sim a criminologia é do direito penal, olha podes criticar, tens toda legitimidade, é uma pena que vais ficar apenas com as suas criticas e rancores, não tenho tempo para discutir, deixe quando fores advogado vamos discutir isso no tribunal, aqui não é lugar para isso.
Muito obrigado, não sabia que o senhor preocupava tanto assim com a vida do gilson, estou muito feliz por saber que es um grande admirador dele.mais meu caro cresça e depôs apareça.

Anónimo disse...

Mos abo bu atcha ma gi ten tempo di perdi ku bo. Ka bu toma juiz, bu fika so ku siumis de DJA KA DA. Nós nu ka podedo kual, nada fasi ku nós bu ka ten, é so pa bu kritika depôs pa bu cala.
Kria dipos bu sai na rua. Bo é iguista, dexa tolobaskaria, Fika undi ki bu sta pamodi nos bu ka podi kual. madja mos. midor bu respetaba nos.

Carlos Garcia disse...

ULTIMO COMENTÁRIO! Caro amigo, eu esperava respostas mas não as havendo podem fugir. Mas já disse tudo que eu tinha pra dizer.
Meu caro amigo eu entendo perfeitamente a tua dúvida. É aceitável e plausível mas para quem anda a fazer direito é estranho. O símbolo de direito é uma balança, temos de saber pesar as coisas e lidar com expressões terminógicas, infelizmente é assim. Não há uma única verdade no direito (a verdade é o que conseguires provar). Um bom jurista tem de saber interpretar as coisas, não indo directamente ao pé da letra mas fundamentalmente perceber o sentido dela. Agora esclarecendo a tua dúvida, apesar de perceber o que queres dizer te digo que não é assim! Apreenda a lidar com terminologias. A responsabilidade civil é um instituto que serve para deslocar qualquer dano que seja da pessoa que o sofreu para a pessoa que o causou, ou seja, essa pessoa será imputável o dano e terá que indemnizar o lesado. Como presumo que o senhor já estudou, há responsabilidade civil extra-contratual e contratual mas a doutrina entende e identifica a responsabilidade civil apenas com a responsabilidade extra-contratual que é o nosso caso. Eu disse isso porque o senhor faz parte daquela associação. A associação é uma pessoa colectiva. Não sei se sabias! Agora como presumo que o senhor não tem o código civil em casa ou se tem nunca leu, vou te citar alguns artigos para fazeres um estudo aprofundado. Leia o artigo 165 do c.c que tem como epigrafe “RESPONSABILIDADE CIVIL DAS PESSOAS COLECTIVAS” (para não te dificultar a vida te digo o que está ai.”As pessoas colectivas respondem civilmente pelos actos ou omissões dos seus representantes, agentes ou mandatários nos mesmos termos em que os comitentes respondem pelos actos ou omissões dos seus comissários”. Ainda para esclarecer mais a sua duvida inaceitável para quem anda a fazer direito, remeto o senhor para o artigo 501 do mesmo código (civil) que tem como epigrafe “RESPONSABILIDADE DO ESTADO E DE OUTRAS PESSOAS COLECTIVAS PUBLICAS”. O artigo diz o seguinte,”o Estado e demais pessoas colectivas publicas, quando haja danos causados a terceiro pelos seus orgaos, agentes ou representantes no exercício de actividades de gestão privada, respondem civilmente por esses danos nos termos em que os comitentes respondem pelos danos causados pelos seus comissários “. Espero que o senhor fique esclarecido que uma associação pode, alias, responde também civilmente, no vosso caso repito, pelo roubo de computador. Um jurista deve interpretar esses casos com grano Sales para não falar asneiras. Use sempre um fundamento legal para explicar as coisas e deixa de tirar para fora palavras que achas que são incompreensíveis e depois acrescento que não é o senhor que vai me ensinar as coisas. Eu sei que a criminologia é uma ciência que dedica a sua atenção aos crimes num sentido amplo e os efeitos das penas. Fico feliz por saber que nem se for isso o senhor já sabe. Agora te digo aprenda interpretar depois venha fazer juízo de censura sobre o conhecimento das pessoas. Ando a fazer direito também

Carlos Garcia disse...

. Esta associação por e simplesmente deveria deixar de existir porque no vosso estatuto não previa isso (roubo de computador), alias, nem sei se tem estatuto. Deveria haver uma decisão judicial que declarasse a vossa insolvência porque mostraram que o vosso fim não é atribuir computadores assim como presumo que tem no vosso estatuto mas sim ficar com elas. Agora não convêm te dizer mais coisas porque como o senhor disse e bem, aqui não é lugar para discutir estas questões. Agora antes de corrigir as pessoas faz um estudo profundo. E para esclarecermos eu tenho muitas coisas mais interessantes para ademirar.Quanto as vossas ofensas pessoais prefiro não vos responder para não irmos mais longe! podem ter a certeza que não vou vos responder mais! so queria que a população santacruzense soubesse disso e pronto. E devo dizer que eu como um santacruzense não admito qualquer tentativa de exclusão de comentar este blog porque o blog é publico e o que é preocupante e que acima de tudo me envolveu comento. Então passem a fazer um exame prévio e solucionar os comentários que acham que deve ser exposta ao publico. Nós não desenvolvemos apenas com comentários bonitos mas também com comentários preocupantes de algo que está a passar mal e que se dá por despercebido para ser Feita a devida reparação! Isto também preocupa a comunidade. Desde de já agradeço esta oportunidade de me defender. Podem ficar despreocupados porque sobre este assunto já não comento mais nada. Mas sempre que for oportuno condenar as injustiças faço!


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs