quarta-feira, abril 13, 2011

JUNTOS POR UMA SOLUÇÃO QUE SIRVA SANTA CRUZ

Caros Santa-cruzences

Há dias vi num jornal online da nossa praça, que o Empreendimento Turístico dos Coqueiros - Porto coqueiro Residence- poderá não avançar por causa da degradação da praia do coqueiro fruto da apanha de areia por parte dos moradores próximos daquela localidade do Concelho de santa Cruz.

Como Santa-cruzense recebo esta noticia com muita preocupação, pois a paralisação deste projecto trará consequências futuras graves, para a população do Concelho de Santa Cruz, principalmente para as localidades de Terra Branco, Santa cruz, Lém Pereira e Cancelo, uma vez que a construção do Empreendimento, significa abertura de centenas de postos de trabalho e consequente subida do nível de vida, fazendo esquecer os problemas e as dificuldades actuais.

Compreendo no entanto a situação actual de dezenas de Famílias, maioria Mulheres chefes de Famílias que vêm nesta actividade o seu único ganha-pão, mas acho que devemos tomar decisões acertadas no presente, para não comprometermos nem hipotecarmos o futuro.

Neste sentido venho através desta fazer um apelo às autoridades competentes, à Sociedade Santa-cruzense, particularmente às Famílias afectadas para juntos encontrarmos uma solução que responda a situação actual, minimizando o problema das Famílias afectadas, salvaguardando a continuidade do projecto, pois desta forma Santa Cruz, Santa-cruzenses e Santiago Norte sairão a ganhar.


Abraço a todos

Mário Sanches

1 comentários:

Anónimo disse...

Realmente trata-se de uma questão complexa pois mexe com a economia dos intervenientes no processo. mas há que ter coragem para estabelecer de uma vez por todas que os direitos de uns não podem violar os de outrem. Ou seja, as pessoas só poderiam ter direito a apanha da areia, mesmo que precisem dela e/ou dos frutos dessa actividade se isso não prejudica outrem mas sabemos que prejudica e como já prejudicou a nossa sofrida agricultura! Bem, por outro lado é necessário haver forma de disponibilizar areia no mercado a custo viável e eficientemente. Temos que voltar a atenção para a nossa produção económica em santa Cruz, Agricultura, Pecuária e Pescas e atender os oprimidos desses sectores antes que cheguem ao fundo do posso! essa gente não lembrava da apanha da areia com tanta veemência quando a produção agrícola vizinha era o que era! Agora tentam sobreviver como podem! o Estado precisa chegar perto e planear as actividades económicas para o sustento dessa população... ou passar a dar esmolas, o que é muito triste num lugar com o potencial dessas vizinhanças de cancelo e santa Cruz, de há muito Celeiro do nosso município querido. Por hora, fico por aqui. Artur sanches


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs