sábado, junho 04, 2011

AUTÁRQUICAS, 2012 ANO DAS GRANDES DECISÕES PARA A CIDADE DE PEDRA BADEJO

O ano 2012, vai ser o ano das grandes decisões para a Cidade de Pedra Badejo, uma vez que um dos Homens mais popular do Concelho, aquele que termina o seu 3º mandato consecutivo como presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, sendo que disse a Jornal On-Line que não será candidato nas próximas eleições autárquicas.

Um ano antes das eleições já temos cerca de 8 précandidatos, das duas alas partidárias e inclusive um Grupo de Independentes, que será bom para a consolidação da nossa Democracia.

Mais será que liderar Santa Cruz é uma tarefa fácil?

Penso que não é nada fácil, uma cidade com uma alta Percentagem de Desemprego, onde a população vive da Pesca e da Agricultura, com um numero significativo de Jovens no Desemprego, alguns deles já navegam no mundo de Álcool e da Droga, onde os nossos jovens antes de completarem a maior idade já tem filhos para criar, abandonam as escolas e ficam à espera do apoio da Câmara Municipal, que educou o seu povo muito mal desde há muito.
Não é fácil quando temos muitos quadros a fugirem da nossa Cidade, para irem desenvolver outras cidades.
É muito difícil liderar uma Câmara onde todo o mundo quer dar ordens e instruções, em que tudo que fazem é virada por terceiras intenções pessoais, em que os camponeses e pescadores sofrem por causa da burocracia e actos que não contribuem para melhorar a Agricultura e muito menos criar boas condições para os Pescadores.
Não é fácil quando temos traficantes a vender drogas, como vender repuxados nos jogos de Nhu Santiago no polivalente, a vista de toda a população, onde as pessoas não tem há total segurança, tanto da sua vida como também do seu património.

Será difícil liderar a Câmara de Santa Cruz?

Esta questão queria ver resolvida com propostas dos candidatos, mais como tenho a minha opinião, queria compartilhar com os Santa Cruzenses.

Digo que não é difícil, nem digo que é fácil, mais sim digo que é possível, se quando forem eleitos, esquecerem da bandeira partidária e trabalharem para o Povo e não para os Militantes da sua ala partidária. É possível quando deixarem de ser arrogantes, se não derem por esquecidos que não estão no poder por todo o tempo e que a soberania reside no Povo, cito a voz popular que dizia « É POVO KI POI É POVU KI TA TRA», isto porque há uma grande tendência de os candidatos apresentarem as suas propostas, fazendo as promessas, prometendo mundos e fundos e quando chegam ao poder, esquecem da Maria, que tinham prometido uma Casa, dos Jovens que tinham prometido uma Biblioteca, dos Pescadores que tinham prometido melhores equipamentos para a pesca, dos Agricultores que tinham prometido em investir no investimento de modernização da Agricultura, ou seja toda a campanha de um povo empreendedor, tornará num projecto particular e partidária, e esquecem da terra e vivem na lua, queria lembrar a esses políticos, para não viverem na lua, porque quanto mais alto os nossos pés estiverem, maior é a queda.

Não é difícil se liderarmos com a humildade, paixão e amor ao próxomo, se não esquecermos que não vale a pena roubar o dinheiro do povo, porque dizia Lula da Silva, «O homem já inventou muita coisa mais até agora não inventou caixões com gavetas», para quê serviria o dinheiro do Povo se quando morrermos tudo fica e nem levamos nada que roubamos do Povo, com isto diria, a maior virtude de um Homem é o seu carácter, o Homem tem que liderar e morrer com história, por isso aconselho o próximo presidente a liderar pela história e não pela ganância de poder, porque o poder tem o poder de corromper o homem quando estes tem a tendência corrupta.

Há pessoas que ficam em casa a espera das carroças, ou seja manipulam a juventude, fazem -lhes propagandas enganosas, prometem aos jovens mundos e fundos, para trabalharem para eles e quando chegam ao poder esquecem que os jovens são promissores, que são pilar do nosso desenvolvimento, mais isto já não é de agora desde á muito que os nossos políticos utilizam a juventude como trampolim para atingir os seus objectivos e quando elas são conseguidos, os jovens são hostilizados como que a juventude fosse materiais descartáveis.

Faço uma alerta a toda a juventude que estejam atentos porque, já é tempo de mudar de mentalidade, e de fazermos os políticos pensarem que não somos um simples meio de chegarem ao poder, mais sim pessoas capazes de dar passos longos, de contribuir para uma cidade mais moderna, com mais igualdade de oportunidade, mais emprego, mais segurança, uma cidade onde os velhos e as crianças tem carinho e amor pela parte da sociedade e do poder local. Mais isto como? Através de palestras, campanhas de sensibilização, na igreja, nas escolas, na rádio e nas comunidades.

Chamo atenção a todos os candidatos ou pré candidatos, a apresentarem as suas propostas, para a população poder conhecer, analisar e discutir as propostas de cada candidato, de modo que toda população possa conhecer, os seus perfis e argumentos.

Porque, minha gente agora é hora de renovação, tempo de decidirmos se vamos continuar ou se vamos mudar, mais mudar para o quê? e para quê?, se é de continuar, penso que é tempo de renovar e de fazer mudanças profundas, para que possamos ter uma Cidade mais Justa, mais Humana, com mais Emprego, com mais Segurança, mais Saúde, com melhores Condições de Vida, onde os Policias respeitam os Direitos Humanos.

Jovens agora é o nosso tempo, é o grande momento que temos que exigir que tirem do papel aquelas histórias que somos empreendedores apenas nos papeis e exigirmos o credito para levarmos adiante os nossos projectos, abrirmos os nossos negócios, criar emprego para jovens de modo a que possamos ter dinheiro para financiarmos os nossos Estudos e levar alegria para a nossa mesa.

«Este é o ideal pelo qual espero viver e alcançar, mais si for necessário este é o ideal pelo qual estou disposto a morrer» Nelson Mandela

GILSON CARDOSO

02/06/11

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs