terça-feira, julho 08, 2008

SANTA CRUZ O REAFIRMAR DE UM CONCELHO NO PANORAMA NACIONAL

O concelho de Santa Cruz, situado, na região Santiago Norte, da ilha de Santiago vem reafirmando, cada vez mais, no panorama nacional em vários domínios. Essa reafirmação deve-se sem sombras de dúvidas, ao bom desempenho das diferentes equipas camarária desde 1992, com a criação das autarquias locais, mas deve-se, sobretudo, ao desempenho de todos os seus filhos.
Quero reportar ao passado para recordar os tempos em que o conselho foi o maior celeiro da ilha, com ênfase no domínio de agricultura de regadio. Entretanto, as condições ambientais foram-se degradando e esse estatuto foi-se desvanecendo. Hoje, com a maior consciencialização desses problemas e com a construção de represas de água, de que barragem de Poilon é um exemplo, pode catapultar o Município para níveis idênticos ou superiores aquele que já ocupou no domínio da agricultura. No domínio do desporto santa cruz, nunca teve, no passado, resultados dignos de registo, não que não tivesse potencialidades, mas sim, porque o sistema instituído era-lhe desfavorável à semelhança das suas congéneres do interior de Santiago. No entanto, com a criação da Região Desportiva Santiago Norte, Santa Cruz vem afirmando no panorama regional e nacional nos domínios de futebol e boxe, particularmente. Nesta última modalidade, esta região desportiva, conquistou o título nacional, embora aqui o mérito seja individual. Consta-se que grande parte dos atletas são oriundos de Santa Cruz. No futebol o destaque vai para “Scorpions Vermelho de Santa Cruz” que pelo segundo ano consecutivo participa, com brilho, no campeonato nacional de futebol. A Nível da cultura, Santa Cruz, é um marco a nível nacional, por tudo aquilo que simboliza o Katchás e o seu grupo musical Bulimundo que revolucionou o Funaná, outrora, música dos camponeses. Hoje a nível do concelho despontam grandes valores no domínio da cultura, sendo de destacar a artesã, “Da Graça”e a artista plástica “Nela Barbosa”, entre outros.

No entanto, nem tudo é rosas. Falta muita por fazer, particularmente no domínio social. Dados do último QUIBB (2008) apontam para níveis de desemprego na ordem dos 30% neste concelho ou seja, acima da média nacional (21%). De facto, é preciso fomentar o empreendedorismo e investir mais na juventude, porque só assim é que se aclama mais emprego e mais “Katcháses” no concelho. Só assim, a história de “Nhu Matcho”(in expresso das ilhas), um exímio tocador e construtor de viola, violino e cavaquinho que não encontra alguém para ensinar os seus ofícios teria repercussões práticas.

A Vila de Pedra Badejo, capital do concelho, conforme se diz, está a ser planeada para ser cidade em 2010, algo que não é de todo impossível. Contudo, é preciso relembrar que a urbanidade começa nas pessoas. É fundamentalmente nelas que se tem que investir. As infra-estruturas, devem acompanhar a dinâmica social e não o contrário. Podem-se fazer infra-estruturas que elas de nada servem se a mão-obra activa não for capaz.

Cordialmente

A. Brito

2 comentários:

Anónimo disse...

excelente iniciativa, o concelho precisa do contributo d todos nós, cada um com a sua opinião e visão(...) força Santa Cruz


Santa Cruzense

Anónimo disse...

Caro Santacruzences

É com imensa satisfação que vejo uma pessoa externa ao concelho, seguir atentamente a vida do concelho ao ponto de vir aqui partilhar connosco, as virtudes de Santa cruz, ao mesmo tempo chamando atenção, para a necessidade de intervir em alguns sectores considerados chaves para o processo de desenvolvimento de qualquer Município, aproveito desde já em meu nome pessoal e na qualidade de um dos coordenadores deste blog, um muito obrigado ao Alberto Brito.

Permitam-me esta "antipatia", mas não posso dizer o mesmo de muitos Santacruzences, que ainda não imbuiram de uma consciência colectiva que premeie, o mérito, o saber o conhecimento, a glória, o de muitos dos nossos artistas, atletas, Músicos, trabalhadores, cultivando uma cultura de desresponsabilização individual, na esperança de que o Governo Central e local consigam resolver tudo.
Estou certo que com a ajuda de todos o futuro sorrirá aos Santacruzences.


Força Santa Cruz!!

Santacruzence

Mário Sanches


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs