terça-feira, julho 01, 2008

O NOSSO SILÊNCIO É NO MINIMO CONFRANGEDOR PARA NÃO DIZER OUTRA COISA …

Nestes últimos tempos o concelho de uma forma geral, vem conhecendo de forma gradual um maior número de pessoas com nível de aculturação bastante significativo. No entanto, esta mais-valia pouco ou nada, tem se repercutido em acções práticas e concretas realizadas no concelho, isto é, continua ainda a prevalecer um vazio enorme em termos de aplicabilidade no que diz respeito a factualização dessa valência cultural que se cresceu muito nos últimos tempos. Esse incremento cultural, ainda é ausente em termos práticos, não se exibe, dito de outro modo, ele permanece escondido no seu mais estupefacto e revoltante silêncio apesar de o concelho estar numa situação desesperante e vulnerável desde a muito tempo para cá.

Transformamo-nos rapidamente em especialistas em matéria política de primeira no concelho, ou seja, grosso modo das pessoas cultas do concelho tornaram-se efectivamente hábeis em analisar a situação política, económica e social do concelho, apontando dificuldades nos mais variados quadrantes sociais do concelho. No entanto, a grande verdade é esta, nós que tornamo-nos pessoas cultas, com conhecimentos, observadores qualificados, sem que com isso o concelho tenha tirado partido ou vantagem alguma, andamos a refugiar-se cada vez mais no mais recôndito espaço que a terra nos possa proporcionar quando somos chamados a participar ou a colaborar em algo que tem alguma relevância para o concelho. Contradição mais óbvia que esta, dificilmente encontraria, fala-se com pessoas do concelho, rapidamente apercebe-se a nítida vontade em apontar um rol de criticas sobre coisas que na perspectiva destas pessoas não tão bem ou podiam estar de outra maneira, mas o que inquieta-se em relação a esta matéria em particular, é o facto de estas mesmas pessoas terem dificuldades em se apresentar com as mesmas ideias, sugestões quando o caso muda de figura, isto é, quando são chamadas para um circulo de debate onde aventa – se a hipótese de confronto de ideias, pensamentos etc. (…) Fala-se do medo no concelho, mas medo de que? Medo de lançarmos para fora as nossas crenças, ideias, opiniões, sugestões sobre aquilo que entendemos? Ora essa, era só o que faltava, é preciso vencer o medo se de facto é este o problema real das pessoas no concelho, falar nos cafés, nos encontros esporádicos e nas mais variadas situações monologas sem que com isso signifique vantagem alguma para o concelho, redunda apenas numa nulidade.

Meus senhores, falar só por falar, é oco, não tem substância, pelo menos para aquilo que pretendemos realmente, que é desenvolvimento do concelho sustentável e equilibrado. Estranha-se esta atitude, principalmente quando ela envolve contornos da situação revelada acima, se de facto queremos que o concelho saia da situação degradante em que está tal como muito de nós afirmamos, temos que fazer alguma coisa concreta cuja substancia para o concelho seja real e não andarmos por ai a ficar a espera de outros que façam alguma coisa e, nós constantemente a falarmos mal. Parece que se tornou um habito falar mal do concelho, mas a nítida sensação que paira no imaginário do bom senso é que pouco ou nada estamos a fazer para que essa situação mude de figura. Está claro que palavras sem acção no caso em concreto não passam de acto gratuito e manifestamente desonesto intelectualmente, precisamos de uma atitude diferente para melhor, isto é, passar das palavras a acção, palavras o vento leva-as, é necessário preterir essa ideologia barata e açambarcadora das nossas ideias, sugestões que só saem em monólogo espreitando a realidade ofuscando se na singularidade, precisamos de lançar ideias para fora em plenários, círculos onde elas podem sujeitar-se a “confrontação” e dai tirarmos ilações positivas para o nosso concelho.

É no mínimo preocupante essa atitude nossa, se não vejamos; fosse uma coisa de pouca relevância, porventura uma politiquice talvez muita gente se tinha enredado dê-la, eis porque essa é uma forma que quase se “institucionalizou” no concelho, quando se trata de apelar pessoas para coisas contraproducentes para o desenvolvimento do concelho nota se uma adesão impressionante, parece que teimamos cada vez mais nas nossas aberrações, especulamos muito para nada, somos visionários sem fim e sem resultados palpáveis eis porque temos dificuldades enormes em sair da toca, parece que andamos ainda coagidos pelos fantasmas que sobrevoam aquelas bandas.

As discussões frívolas que teimam em eternizar no concelho, até esta não produziram absolutamente nada que seja porventura significativo, eu diria que talvez o nosso problema seja de uma enorme complexidade, temos dificuldades em aceitar opiniões divergentes da nossa, mostramos relutância em aceitar o outro, somos relutantes em aprender com os nossos erros, o nosso sistema de educação enferma de muitos males, mais pior que isso é que recusamos terminantemente tirar lições da experiencia acabando assim por esvanecer as nossas próprias esperanças de um futuro melhor. Santa Cruz, merece melhor de todos os seus filhos, um filho que não serve os seus pais, a mim me parece que não é um bom filho, ora o mesmo se passa connosco em relação ao concelho, ou seja, servimos mal o nosso concelho, se calhar muitos males que por aí pululam livremente emanam das nossas demissões de responsabilidades! Notem, não tomem isto como uma crítica a Santa-cruzenses, mas uma constatação.

Santa-cruzense

José Emanuel Ramos




2 comentários:

Masze disse...

Caro amigo Mario Sanches!!
Congratulo-me com a iniciativa da criação deste blog SANTA CRUZ quê de todos nós e que todos nós devemos orgulhar deste belo Concelho. Também eu tenho escrito sempre coisas no meu blog, e, espero também passar a escrever algo neste recente Blog Santa Cruz
o meu é: zemasanche.blogspot.com

Masze disse...

Caro José Emanuel Ramos!!
Congratulo-me com a iniciativa da criação deste blog SANTA CRUZ quê de todos nós e que todos nós devemos orgulhar deste belo Concelho. Também eu tenho escrito sempre coisas no meu blog, e, espero também passar a escrever algo neste recente Blog Santa Cruz
o meu é: zemasanche.blogspot.com


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs