quarta-feira, julho 14, 2010

A JUVENTUDE COMO PILAR DO DESENVOLVIMENTO DE SANTA CRUZ

Em primeiro lugar queria desejar boa viagem a todos que vão para terra de Nha Nacia Gomi e de Katxas, passar festividades de Nhu Santiago Maior. Tambem agradecer a Câmara Municipal, Centro de Juventude, Ministra da Juventude e Davide Hopffer Almada, pelo apoio de transporte que irá buscar os emigrantes no aeroporto no dia 9,12,15,16,17 e 23 de julho.

A juventude é o pilar do desenvolvimento do nosso concelho, temos que lhes garantir um espaço onde eles possam desenvolver as suas capacidades e darem os seus contributos, principalmente para aqueles jovens que estão a frequentar o Ensino Superior e Técnico Profissional dentro e fora do país, qualificando a mão-de-obra, de modo a terem mais capacidades de actuação para poder servir melhor a nossa linda e bela futura Cidade Pedra Badejo.
Durante muito tempo a juventude contribui para o crescimento de Santa Cruz, e hoje mais do que nunca os nossos jovens precisam de mais confiança, trabalho, temos crescido muito a nível do associativismo, isto é prova da força da juventude, esses jovens que ocupam os seus tempos livres a trabalhar voluntariamente para o desenvolvimento do concelho, estes jovens que em vez de estarem na escola, nas bibliotecas a estudar estão na rua a tentar fazer algo para melhorar condições de vida das crianças, dos idosos, dos deficientes e das mães solteiras e muito mais, estes jovens precisam de ser tratado de uma outra forma, temos que lhes dar uma outra atenção porque todos nos temos direito de ser feliz, estes jovens precisam estudar, necessitam de emprego para poderem levar alegria para os seus filhos, o que eles fazem é algo de transcendente.

Não podemos esquecer de quem nos ajuda, de jovens promissores, porque eles são termómetro do nosso desempenho, a juventude é uma camada sensível que precisa de ser acarinhada e valorizada.
A juventude é a luz que faz nascer a força, que inspira o progresso, a nossa juventude precisa ser mais empreendedores, precisamos confiar em nós próprios temos que sonhar com pés firmes na terra, só assim concretizaremos os nossos sonhos em realidade.
Temos muitos problemas como por exemplo da droga, álcool, vandalismo, delinquência juvenil, mais mesmo assim somos fortes e precisamos de mudar. A população não pode nos descriminar pelo facto de errarmos ou escolhermos caminhos controvérsias, mais sim a nossa comunidade devia nos dar atenção, carinho, amor e nos compreender, porque muitas das vezes ignorar um jovem viciado poderá ser fatal para o seu agravamento.
Temos todos que unir para tratar desses flagelos, principalmente da Sida que nos afligi, temos que dar esses jovens a oportunidade de corrigir os seus erros, porque não há ninguém nesse mundo que por mais que si diz que é severo e recto que um dia não tenha cometido um erro, ou até omitindo uma conduta desumana, todos nos erramos, todos nos temos o direito a uma segunda oportunidade, por isso que voz peço não ignore um jovem que por exemplo saio recentemente de cadeia, acabando de cumprir a sua pena, esses jovens precisam do vosso carinho e amor para poder reintegrar si na sociedade, não é com a discriminação que resolvemos esses problemas, mais sim com união e humildade.
Para aqueles jovens que abandonam a escola, por falta de apoio económico, familiar, influências sociais, mãos tratos, peço a Deus que voz dêem coragem para lutar e ser feliz de uma outra forma, seguindo caminho do bem e da unidade, o mesmo peço aos familiares a sociedade que abracem estes jovens porque precisam de carinho precisam de uma atenção redobrada, para não cairem nos caminhos da droga e do vandalismo.
Para aqueles jovens que têm todo o apoio, familiar, económico e social, que sejam mais humildes para com aqueles jovens que não tiveram a mesma sorte e oportunidade do que a vossa, porque o vosso saber, só terá efeito si souberem transmitir o conhecimento com humildade e união, respeitando todos aqueles que não tiveram o mesmo privilégio.
O nosso concelho é um concelho jovem próspero, mais precisa de mais união e humildade, temos que dar mais atenção aos nossos jovens, porque eles precisam de ter emprego, biblioteca, mais centros de lazer, e oportunidade de expor as suas capacidades, só assim teremos uma futura Cidade Pedra Padejo, cheio de paz, amor e tranquilidade, onde vamos atrair mais investimentos externos que traduzirá em mais emprego para a nossa juventude.
Não deixo de agradecer a Câmara Municipal de Santa Cruz, pelo trabalho que tem feito em prol da juventude com poucos recurso que têm, só vou dar apenas um exemplo que me fez sentir muito feliz, que é a construção da casa para rapazes de rua ou aqueles que correm o risco de irem para rua, também ao Centro Iniciativa Juvenil Katxas, Centro Iniciativa Juvenil, em particular ao Manuel Barreto e Sabino Tavares, e todas as instituições Púbicas, Privadas e Associações Juvenis, que actuam no campo social juvenil. Peço voz que continuem porque a nossa juventude é o pilar do nosso crescimento e desenvolvimento.
A juventude precisam de voz, mantém todos unidos porque a união faz a força, e a juventude tornará essa força na paz social, colocarão a nossa futura, linda e bela Cidade na moda na mapa das cidades com jovens mais prospero e empreendedores do mundo.
Agradeço ao Senhor Mário Sanches pela oportunidade de publicar esse artigo neste blogue, e lhe agradecer pelo esforço que tem feito pela nossa juventude na diáspora, e lhe dizer que estamos juntos nessa luta para um Santa Cruz maior e melhor, com jovens prósperos e humildes capazes de fazer crescer a nossa unidade, para finalizar peço que investem na juventude que dêem aos jovens oportunidades que eles merecem, porque eles são termómetros da nossa acção e desempenho.

gmcardoso1@hotmail.com
GILSON CARDOSO

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs