terça-feira, julho 27, 2010

NHÓ SANTIAGO REUNE PESSOAS DE PERTO E DE LONGE

Depois de termos vivido com sucesso e euforia o festival de praia areia grande, as diversas actividades organizadas no âmbito das festividades do Município de Santa Cruz, chegamos em grande, ao ponto alto da festa de “Nho Santiago Maior”, patrono do nosso prezado Concelho.
De maneira que a festa ultrapassou todas as expectativas. Aliás tudo jogou a favor do festejo para que ele não ficasse à quem das expectativas, vejamos: basta pegar no calendário para vermos o dia 25 assinalado a vermelho, isto quer dizer que caiu num domingo ou melhor no fim-de-semana e que fim-de-semana gente! Quero crer que meias palavras bastam para imaginarem o resto.

Quem diz fim-de-semana, diz-se a deslocação e a participação massiva das pessoas rumo ao Concelho que viu nascer, crescer Katchas e Nha Nácia Gomi.
Portanto pessoas de perto e de longe fizeram-se presentes colorando assim a nossa festa. Convém frisar também a presença massiva da nossa diáspora (Emigrantes e Estudantes) santacruzense, dando desta feita um sabor especial a “Nho Santiago”.

Como sempre a parte religiosa é incontornável, pelo que a Missa deste ano foi celebrada pelo padre Saturnino Afonso, fidjo do Concelho, missionário no Paraguai. Então a missa começou com uma procissão percorrendo as principais ruas da zona de Achada Fátima. Como é bom de ver as ruas enfeitadas, os postes eléctricos vestidos de folhas de “banana, de cana e de coco”, as janelas exibindo os seus mais belos lençóis, os curiosos nas portas e nas ruas saudando com respeito a passagem do andor que alberga Nho Santiago, basofo pa fronta!

No final da Missa o padre Saturnino ganhou a “ fama de um bom pregador” e indubitavelmente ele o é. Dava para ler a alegria e a satisfação no rosto das pessoas após a celebração, ao ponto de ouvir alguns desabafos e exclamações: pela primeira vez na vida assisto uma Missa que me deixou tão feliz, que mexeu tanto comigo, “Es ano Nho Santiago sta de Grandi propri, sabi ti kaba na nada, avé Maria”. Ainda bem e já agora aproveito o ensejo para parabenizar todas as pessoas que colaboraram para o sucesso desta celebração litúrgica.

É legítimo e salutar vir, depois do alimento espiritual, o outro componente imprescindível da festa, o habitual “comes e bebes”, o convívio, a visita às casas, etc. Altura igualmente de atender e cuidar dos convivas, de dar umas gargalhadas juntos, de fazer aquelas voltinhas pelos principais lugares de dança, este ano com destaque de polivalente, onde Ferro gaita, David Brazão e Ravy Heach(?) divertiram o pessoal, de Tiara, Sonho d´Onti, Riba d´agu em peso, de Naraka, sem contar com os bailes nos terraços aqui e acolá.

Para relaxar e digerir a feijoada muitas pessoas se deslocaram rumo a “Porto Fundo ou Radonda” assistir a corrida dos cavalos, que tem sido uma das grandes atracções da festa de Nho Santiago: “sócio cabalo preto ta corri du mundo, não mós, bormedjo ta corri mas tcheu… odja nha cabalo mata la”, “c´est vraiment chouette- (é cool, fixe!).

Parabéns, parabéns, mil vezes parabéns à todas as pessoas que obraram para o êxito de mais uma festa no nosso padroeiro e do nosso Município. Viva Nho Santiago, Santa Cruz sta de grandi e para o próximo ano haverá mais se Deus assim permitir.
Assis Tavares

Citoyen du monde

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs