quinta-feira, junho 05, 2008

UMA NOVA EQUIPA... UM NOVO DESAFIO... MUITO TRABALHO PELA FRENTE... BOA SORTE

Brevemente vão tomar posse a nova equipa que constituem a câmara e a Assembleia Municipal de santa cruz, um acto que se espera de alegria para todos os Santacruzences, particularmente para aqueles que em democracia e de uma forma cívica ordeira e pacifica escolheram os seus órgãos Autárquicos.

A nova equipa da Câmara liderada pelo já nosso conhecido Orlando Sanches e a Assembleia pelo sr José jorge, têm um longo caminho pela Frente no sentido de continuar a fazer com que, o Concelho siga no rumo certo, cumprindo o programa apresentado durante a campanha, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do Concelho de Santa Cruz.

Uma vez que estive no Concelho a muito pouco tempo venho através, desta apontar algumas carências, que verifiquei e dar a minha sugestão com vista a debelá-las ou atenuá-las no sentido de termos mais e melhor Santa Cruz:

  1. Numa altura em que o Mundo se depara com uma crise alimentar, que se começa a agravar pouco a pouco com maior visibilidade nos Países que vivem praticamente da importação como é o caso de Cabo Verde , tendo o próprio Primeiro Ministro a vir publicamente alertar para este problema, que poderá ser grave num futuro próximo, Santa Cruz pode e deve desempenhar um papel importantíssimo no domínio da produção dos produtos da primeira necessidade, sendo que para isso é preciso uma maior coordenação entre a Câmara Municipal, os responsáveis e as instituições do Ministério da Agricultura no Concelho e os Agricultores, aconselhando-os, ajudando-os a decidir o que cultivar e como cultivar, a fim de travarmos a desertificação dos campos de cultivo e aumentar a produção.
  2. O avanço da segunda fase da barragem do poilão que permitirá a distribuição da água de uma forma controlada e racionada, com novas formas de rega, permitindo assim irrigar mais áreas de cultivo com menos quantidade de àgua, é uma medida de extrema importância, pois, estou certo que a sua implementação, fará baixar a nossa dependência da água dos furos. Ainda neste sector é preciso acelerar o processo da construção da futura dessanalizadora de Santa cruz com vista destinar a àgua dos furos apenas para rega.
  3. Num Concelho essencialmente agrícola e piscatória impõe-se o apoio aos Agricultores e aos pescadores, ou seja, conseguir junto do Governo ou de Associações não Governamentais a abertura de linhas de crédito, para aquisição de frotas de pesca, criação dos centros de conservação do pescado, modernos que permitem a valorização do pescado, a aquisição por parte dos agricultores de motobombas e implementação dos sistema rega gota a gota.
  4. As novas tecnologias de informação vieram para ficar e num concelho onde se vé tantas infraestruturas a nascer e muitas já na fase final(ver outros artigos do blog) é importante que os governantes em parceria com os privados, incrementem a criação de centros de formação com cursos de pequena duração, em áreas como a Informática, Contabilidade, Recursos Humanos, formação pessoal e social, Gestão de Micro-empresas, serviços de mesa, com vista a dotar os munícipes de meios que lhe permitem participar activamente na vida económica e social do Concelho e enfrentar o mercado de trabalho que cada vez torna mais competitiva.
  5. O Concelho precisa de mais espaços de lazer para juventude, com vista a preencher os tempos livres e precavê-los contra os males do séc 21 , parques de diversão para crianças, Bibliotecas e videotecas para aqueles que querem aumentar o seu conhecimento fazendo despertar nos jovens sobretudo o gosto pela leitura e pela procura do saber. A leitura faria aumentar o nível do debate politico no concelho, criaria um espaço de discussão saudável onde se sobrepunha o poder da argumentação, erradicando por completo o fantasma do concelho conflituoso que sempre pairou sobre nós, algo que felizmente já não tem acontecido. Neste âmbito podia se agendar palestras, permitindo aos jovens e não só um conhecimento mais aprofundado sobre os problemas do álcool, da droga, da prostituição, da gravidez precoce, mas também de outros temas da sociedade civil.
  6. Como já disse em outros artigos em termos de infraestrutura santa cruz está em bom ritmo apesar de faltar muito ainda por fazer, mas em termos sociais, estamos a "gatinhar" portanto se queremos transformar o Concelho num centro de produção e distribuição de bens e pessoas(o centro de formação de santa cruz tem um grande papel neste sector), temos que começar a equacionar o futuro de uma forma mais séria, mais responsável, e isto terá que passar por todos os Santacruzences, quero fazer uma chamada de atenção para as pequenas coisas tais como: o acumular do lixo nos contentores, a transformação de pardeeiros em casas de banho a céu aberto, o acumular de restos de areias, pedras e britas(enfim restos da construção civil) nas ruas, deitar o lixo para o chão nas Praias, dando um aspecto muito feio à vila de Pedra Badejo, pequenas coisas mas que se revelam fundamentais quando se trata de construir uma vila limpa e um Concelho que consiga atrair turistas e não só; para isto peço o apoio da sociedade civil, das instituições não governamentais sediadas no Concelho, da Câmara Municipal na tarefa que lhe compete que é zelar para o bem estar do Concelho e dos Munícipes e assegurar o cumprimento das leis, da Igreja pelo poder persuasivo que exerce sobre o população, mas particularmente a todos os Santacruzences, amigos de santa cruz e aqueles que escolheram santa cruz para viver, no sentido de respeitar e fazer respeitar as leis, denunciando os maus comportamentos, pois só assim teremos um concelho em que todos nós possamos orgulhar ainda mais.
Estou ciente que muitas mais sugestões terão que ser dadas, muitas mais opiniões terão que ser formuladas, muitas mais decisões terão que ser equacionadas, muitas medidas terão que ser tomadas para chegarmos onde queremos chegar, cabendo aos novos órgãos eleitos, ponderar a prioridade das mesmas e decidir o que for melhor para o concelho e para os Santacruzences, mas porque acredito em Santa Cruz e nos Santacruzences estou certo que vamos continuar a apoiar, a sugerir, a participar e a comparticipar no processo de desenvolvimento do nosso querido Concelho, pois SANTA CRUZ está ACIMA DE TUDO.

Desejo a todos os eleitos sucessos e felicidades na nobre missão de conduzir os destinos do Concelho e zelar para um futuro sólido do concelho de Santa Cruz.

Santacruzence


Mário Sanches

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Home Designs